Quantas baias do seu computador desktop você está usando? Uma para DVD e só? O resto fica lá vazio, inutilizado – que vergonha! Eis aqui algumas ideias geniais (e outras absurdas) de coisas que você pode colocar nessas baias para adicionar funções extras no seu computador.

As opções úteis

Você pode ter montado seu próprio computador ou comprado um, mas você deve ser capaz de abrir aquelas baias de drive de 5.25” e 3.5” para colocar alguma coisa lá. Se você não tiver necessidade para 3 drives de DVD, nós temos algumas sugestões de outros acessórios úteis feitos para caber ali. Nossos cinco favoritos incluem:

Um controle para as ventoinhas e/ou monitor de temperatura

Eu não sei o seu, mas o meu desktop é barulhento demais. Ele soa como um túnel de vento no meu escritório, o tempo todo. Nós já falamos sobre como controlar a velocidade das ventoinhas do seu computador, e se você tem mais do que algumas ventoinhas, as opções de software não irão acabar com isso – você precisa de alguns botões que você possa desligar quando quiser que o seu PC fique quieto. Felizmente, a maioria dos controles externos de ventoinhas são feitos para caber naquelas baias de 5.25”. Você pode conseguir algo simples, como este controle com quatro botões da Scythe, ou este controle com sliders, se você não curtir botões, ou até mesmo este com uma tela LCD. Estes são especialmente bacanas porque eles não apenas pode monitorar e mostrar a temperatura do seu computador na tela, mas também ajustar a velocidade de acordo.

Uma gaveta para todas as suas bugigangas

Sua mesa pode ter um monte de gavetas, mas alguns dos seus acessórios mais importantes – pen drives, cabos USB e afins – provavelmente vão se perder no caos. Se isso parece uma situação comum em sua vida, considere comprar uma gaveta de 5.25” como esta aqui da Cosmos que se encaixa direitinho em uma das baias frontais do seu computador. Ela pode não ser tão chamativa quanto alguns outros itens nessa lista, mas é extremamente prática, e certamente melhor do que deixar a baia sem uso. Você poderia até mesmo arrancar os plásticos para guardar CD de uma case barata e manter todos os seus discos de instalação e outros CDs ali, se não achar uma função para ela.

Um leitor para cartão SD e/ou USB 3.0

A maioria dos laptops atuais vem com leitores de cartão SD, mas poucos desktops prontos – e menos ainda desktops customizados – tem sorte de já vir com eles. E, se você tira muitas fotos, você sabe quão irritante isso pode ser. Você pode adicionar um simples leitor de cartão SD como este gastando pouco ou, por um preço um pouco maior, você pode pegar um com entradas de áudio embutidas, dois botões para controlar as ventoinhas, e mais entradas USB para a frente do seu computador. O que é especialmente bacana é que muitos desses têm USB 3.0 inclusos, o que é ótimo se a sua case não tem entradas USB 3.0 na frente. Contanto que sua placa-mãe seja compatível com USB 3.0, você pode adicionar as entradas azuis na frente da sua máquina e desfrutar de velocidades incríveis. Ou, se você ainda estiver usando dispositivos USB 2.0, pelo menos aproveite algumas melhoras no desempenho.

Uma baia de Hot-Swap para discos rígidos extras

Uma baia de hot-swap, como esta da Silverstone ou esta outra da Thermaltake, coloca uma pequena entrada na frente da sua case na qual você pode deslizar um HD e conectá-lo ao seu computador. Precisa clonar seu drive, mas não quer abrir o computador inteiro para ligar um novo disco rígido? Coloque na baia de hot-swap. Está resolvendo o problema do HD de um amigo, mas não pode usar o computador dele? Coloque na baia de hot-swap. Assim que você conectá-lo, ele irá aparecer no seu computador assim como um HD externo apareceria, e você pode usá-lo imediatamente – não precisa ficar mexendo nas entranhas do seu computador ou procurar um case que caiba o HD externo em questão. Não é algo que qualquer um vá precisar, mas é fácil imaginar se você vai. Se você abriu o seu computador nos últimos 3 meses para alguma tarefa boba relacionada a discos rígidos, isto irá mudar a sua vida.

Um botão de volume e um sensor de controle remoto

Se você não tem um HTPC dedicado, você ainda pode ter uma parte da diversão de uma estação multimídia com o seu desktop com um acessório como este da Antec. Ele adiciona um botão de volume na frente do seu computador, e também permite que você controle suas músicas ou vídeos do outro lado da sala com o controle remoto. Esteja você relaxando na cadeira do seu escritório para assistir um pouco de TV ou ouvindo música do outro lado da sala, é o upgrade perfeito para quem adora usar o computador como centro de entretenimento e está cansado de usar o mouse e o teclado para tudo.

É claro que estas não são as únicas opções úteis para estas baias. Nós vimos outras coisas legais como ventoinhas para discos rígidos (perfeito para se a sua case não tem muito resfriamento) ou brackets para incluir mais discos rígidos internos. Um cara no Reddit conseguiu até silenciar um drive barulhento instalando uma baia 5.25” (o que é bem esperto, mas eu não sei se quero correr o risco dos elásticos romperem). Se você ainda está procurando por ideias legais dê uma olhada nessa página útil na FrozenCPU. Existem vários upgrades úteis e baratos que você pode fazer nessas baias vazias.

As opções ridículas

Em minha pesquisa sobre upgrades eu encontrei várias coisas estranhas, arriscadas ou simplesmente absurdas e que foram projetadas para encaixar nas baias de um desktop. Eu não poderia deixar de incluí-las aqui, então aqui estão elas, para o seu prazer. Felizmente, muitos desses estão esgotados no fornecedor (ou, em um dos casos, é apenas uma brincadeira), então mesmo que você acredite que isso é uma boa ideia, você será forçado a deixar pra lá e escolher algo um pouquinho mais útil.

Um porta copos e acendedor de cigarros

Eu não sei de quem foi a brilhante ideia, mas em algum momento aparentemente você podia comprar uma baia de 5.25” com um porta-copos. E de brinde leva também um acendedor de cigarros – tudo isso por apenas US$5,95! Felizmente isso foi descontinuado, então você não será tentado pela conveniência de algo tão absurdo (e perigoso).

Eu tenho certeza que você poderia fazer em casa a parte do porta copos, mas…por quê? Tire esse líquido de perto do seu computador! Se você realmente ficar realmente interessado nessa ideia, você sempre pode comprar um mini frigobar USB. É mais seguro e até mais ridículo que um porta copos. Perfeito!

Um segundo monitor pequenininho

Ok, este aqui não é tão ridículo quanto os outros – eu posso até imaginar ele sendo útil – mas é difícil não olhar pra ele sem rir. Aparentemente, a Thermaltake costumava fabricar uma tela LCD de 7 polegadas que poderia ser instalado na frente do seu computador. Eu imagino que isso possa ser útil para ficar de olho nos seus torrents ou para ter uma pequena janela do teminal aberta o tempo todo, mas com 7 polegadas você provavelmente não está economizando tanto espaço assim – e por US$100 você pode até comprar um segundo monitor de tamanho normal.

Dito isto, se você gostar da ideia, uma comunidade de mods bem grande apareceu criando versões faça-você-mesmo disto para diferentes gabinetes, usando o PSOne mobile. Eis aqui um dos melhores guias se você quiser aprender a fazer. É bem difícil, mas o resultado final parece muito bom para um projeto DIY. Mas novamente – provavelmente um segundo monitor compensa ais, a menos que o seu escritório seja realmente muito apertado.

Uma torradeira (ou forninho elétrico)

A última opção, e provavelmente a coisa mais ridícula que eu encontrei enquanto pesquisava estes acessórios, foi uma torradeira que cabe em uma baia de 5.25” onde a torrada sai de ladinho e vinha com um software que permitia ajustar o tempo da torradeira e os níveis de calor. Depois de muito ceticismo eu descobri que era na verdade apenas uma piada de primeiro de abril do CrazyPC.com. E ainda bem, porque isto soa como a maneira mais rápida de ferrar com as entranhas do seu PC que eu já ouvi falar (sem mencionar o gosto estranho que ficaria na torrada). A ThinkGeek fez uma piada similar com um forninho elétrico de 5.25”, para o pessoal ingênuo que prefere doces ao invés de torrada.


E é isso. Se a frente do seu computador parece meio vazia e chata, você pode aproveitar alguns dos acessórios úteis. E se não, pelo menos você pode imaginar como seria fazer torradas embaixo do seu drive óptico. Você tem outras ideias legais (ou absurdas) para as baias externas do seu computador? Compartilhe nos comentários o uso você deu para as suas.