Desde que comecei a usar internet no meu netbook, na rua (tipo exatamente agora, no táxi), conto com o E71 funcionando de modem. Sempre achei a ideia de um modem USB 3G dedicado pouco funcional. Talvez eu mude de ideia com esse aparelhinho da ZTE apresentado ontem na Futurecom: ele é pen-drive, modem 3G e sintonizador de TV digital em um só bagulho USB.

Além da conexão com a internet e a anteninha, há um slot para cartão microSD para que você use o negócio como canivete suiço e pen-drive.

Mas vamos ser honestos. Como são poucos os canais transmitindo por sinal digital, esse bagulho só vai ter uma funcionalidade: assistir futebol no note. Isso vai quebrar um galho pra mim, Costumo deixar o volume alto pra ouvir a bolinha do G1 nas rodadas do campeonato brasileiro e invariavelmente levo um susto. O sinal digital é uma solução melhor do que o streaming, que a Globo tem experimentado (como no jogo da seleção, ontem) e rola com engasgos.

Com a Copa se avizinhando, a chinesa ZTE (que diz ter 60% do mercado de modems 3G no Brasil, contra 80% que a Huawei diz ter, numa matemática estranha) tem um produto potencialmente vencedor nas mãos. Ele chegará a diversas operadoras no início do ano que vem por R$ 249 a R$ 349.