Lembra-se do Motorola FlipOut, uma bela mistura de Motocubo com Android 2.1 e MotoBlur renovado? Pois ele acabou de ser anunciado oficialmente pela Motorola, trazendo várias novidades interessantes, e será lançado até o fim do mês na Europa – e quase junto no Brasil também.

As especificações do aparelho, antes em rumores, foram confirmadas: o FlipOut tem touchscreen TFT de 2,8 polegadas com resolução 320×240, 512MB de memória interna, câmera de 3MP, Wi-Fi, 3G – sim, ele tem 3G! – além de Bluetooth, GPS e Android 2.1 com novo MotoBlur. O aparelho virá em sete opções de cores, dentre elas azul, branco, rosa e amarelo – claramente o foco é o público jovem.

As novidades do MotoBlur se destacam: agora são sete telas iniciais, em vez do padrão de cinco telas no Android 2.1 – não deve faltar espaço para ícones e widgets. Agora você pode redimensionar os widgets de redes sociais, monitorar o consumo de dados diretamente da tela inicial e controlar o consumo de bateria com três perfis predefinidos. Dado que meu problema com o MotoBlur é o alto consumo de bateria e de dados, essas novidades são muito bem-vindas.

O FlipOut vem com um player de mídia que baixa letra de música automaticamente, com identificador de música integrado e – claro – integração com redes sociais. Isso é ótimo para tornar o Android ainda mais humano: o player do Android é decididamente fraco, e quem conhece pouco de Android pode escutar músicas com um player decente direto da caixa, sem ter que ir no Android Market.

Além disso, o navegador tem suporte a multitoque e, quem diria, Flash! (UPDATE: Mas é Flash Lite, não o Flash completo que virá no Android 2.2.) Já vimos o Flash rodando no Android, e ele não é nada mal, mas pode reduzir o desempenho do aparelho – pelo menos você terá a opção de usá-lo, certo?

O aparelho ainda tem dois microfones, que nem o Nexus One, para melhor qualidade de som nas ligações: com dois microfones, provavelmente localizados em lugares diferentes do aparelho, é possível filtrar o ruído da ligação. 

É muita coisa boa, e se tudo isso vier ao Brasil custando R$699 desbloqueado, como esperamos, é ainda melhor. Ainda não foi divulgada a data de lançamento no Brasil – na Europa ele chega até o fim de junho – mas segundo nossa fonte e segundo o Zumo, ele deve chegar na segunda quinzena de junho por aqui. UPDATE: segundo o release em português (leia abaixo), o lançamento será "até julho". Enquanto isso, você pode babar por ele em seis vídeos da própria Motorola: este aqui embaixo e mais cinco no canal do YouTube. [MotorolaGzmodo US e Engadget]

UPDATE: já saíram as especificações completas do FlipOut. Assim como o Milestone, ele tem processador de 600MHz (e não 700MHz, como diziam os rumores), só que tem 512MB de memória RAM – o dobro da memória do Milestone. Como referência, o Quench, o Dext e o Backflip têm processador de 528MHz e 256MB de memória RAM. [Valeu, Guilherme!]

Sao Paulo, 2 de junho de 2010 – A Motorola (NYSE: MOT) anuncia hoje o FLIPOUTTM com MOTOBLURTM, um smartphone elegante e compacto, tão único quanto a personalidade de seus usuários.  Disponível no Brasil ate julho de 2010, o FLIPOUT conta com o sistema operacional Android™ 2.1 e possui design inovador em formato de um quadrado giratório, que revela um teclado QWERTY de cinco linhas, uma das quais exclusiva para as teclas numéricas, para facilitar a digitação.

O aparelho possui até sete telas personalizáveis e traz o recurso de papéis de parede animados e interativos, disponíveis apenas na versão Android 2.1. O lançamento também oferece a evolução do MOTOBLUR, serviço exclusivo da Motorola que torna ainda mais ágil acompanhar as atualizações dos contatos nas redes sociais.

“O FLIPOUT combina a tradição da Motorola em design com as características do Android, e é um aparelho diferenciado entre os smartphones. Muito compacto, cabe perfeitamente na palma da mão ou no bolso. Seu design diferenciado faz com que seja mais divertido e fácil manter-se conectado em qualquer lugar”,  disse Sergio Buniac, vice-presidente de Produtos Móveis da Motorola Brasil. “Para os fãs de redes de relacionamento, o FLIPOUT também vem com a última versão do MOTOBLUR, que permite que os usuários se mantenham conectados às suas redes de uma maneira ainda mais personalizada,” complementa Buniac.

O lançamento ainda traz tampas de bateria em três cores diferentes, que podem ser trocadas de acordo com a ocasião.

 

Evolução do MOTOBLUR

O MOTOBLUR é a experiência Android exclusiva da Motorola que sincroniza contatos, posts, mensagens, fotos e muito mais — de fontes como Twitter, Gmail™, Facebook®, MySpace e Orkut, assim como e-mails profissionais e pessoais e Last.FM — mostrando as novidades automaticamente na página inicial do aparelho.

Por meio de um servidor seguro, o MOTOBLUR faz back-ups automáticos de contatos, informações de log-in, personalizações de tela inicial, mensagens de redes sociais e de e-mails, e permite apagar dados, de forma remota, caso o aparelho seja perdido ou roubado. Com o novo aparelho, é possível restaurar contatos, mensagens e conectividade com redes e provedores de e-mail previamente configurados, digitando apenas o nome de usuário e a senha do MOTOBLUR,

 

Entre as evoluções do MOTOBLUR, disponíveis apenas no FLIPOUT, estão:

– Widgets de novidades e mensagens – é possível filtrar por conta, por contato ou grupo de contatos e visualizar apenas as informações desejadas;

– Personalização de tela – a posição e o tamanho dos widgets pré-carregados podem ser alterados e distribuídos em até sete telas iniciais;

– Gerenciador de bateria – é possível escolher três modos de operação para gerenciamento e otimização do consumo da bateria;

– Gerenciador de dados – monitora a utilização de dados para gerenciar melhor a utilização de planos pré-pagos e planos de dados limitados;

– E-mails pessoais e corporativos – podem ser visualizados diretamente no celular;

– Capacidade de reencaminhar mensagens do Twitter direto da tela inicial.

 

Qualidade de áudio

O FLIPOUT vem com a tecnologia CrystalTalkTM Plus, que melhora a qualidade de voz durante as ligações, pois filtra os ruídos de fundo e torna as conversações mais claras. Com tecnologia proprietária da Motorola, o CrystalTalk Plus acrescenta um segundo microfone e, junto com um alto-falante, deixa a qualidade de voz ainda mais clara, ao mesmo tempo em que elimina ruídos do ambiente. 

 

Multimídia

O FLIPOUT otimiza a navegação na web e a visualização de fotos com a funcionalidade pinch-to-zoom multi-touch e está preparado para executar o Adobe® Flash®, que proporciona melhor qualidade de acesso a conteúdos multimídia, como vídeos. Para os aficionados de música, o FLIPOUT exibe as letras das canções na tela, identifica as  músicas tocadas no ambiente e ainda permite saber o que as pessoas estão ouvindo em um determinado local.

Outras funcionalidades multimídia incluem rádio FM com suporte a RDS, que exibe as mensagens transmitidas pelas rádios, câmera de 3,1 MP com zoom digital, captura de fotos panorâmicas e o Kodak Perfect Touch, tecnologia que permite melhorar a qualidade e o brilho das fotos, além do modo galeria, para marcar e etiquetar fotos. Com um único toque, é possível realizar uploads das imagens e compartilhá-las rapidamente em sites como Facebook, Orkut, MySpace, Picasa e Photobucket. O aparelho também possui captura, reprodução e streaming de vídeo, além de tecnologia Bluetooth®1 para música, chamadas sem fio e transferência de arquivos.

O FLIPOUT vem com cartão de memória de 2 GB, expansível até 32 GB, GPS integrado, bússola eletrônica, suporte a conexões Wi-Fi e 3G, além de todo um mix de serviços Google™, como: Google Search™, Google Maps™, Gmail™ e acesso a milhares de aplicativos no Android Market.

 

SHOP4APPS:  descubra e faça o download

O Flipout é o primeiro aparelho a contar com a nova loja de aplicativos Android da Motorola, a SHOP4APPS*. Com a novidade, a empresa permite que o usuário descubra e baixe aplicativos grátis e pagos para os celulares Motorola Android, para complementar a experiência do Android MarketTM. São múltiplas categorias de  aplicações,  as quais são  previamente testadas e otimizadas. 

– Fácil de encontrar. O consumidor pode procurar seus aplicativos favoritos em diversas categorias, como jogos, entretenimento, estilo de vida  e ferramentas profissionais. Isso porque a SHOP4APPS tem soluções para todos:

– É possível acessar, navegar e comprar aplicativos via celular ou computador.

– As buscas podem ser feitas por categoria, palavra-chave, área de interesse, desenvolvedor, tipo de serviço, localização etc.

– O consumidor pode experimentar o aplicativo antes de comprar, porque a maioria dos programas oferece a opção de demonstração grátis.

– Após baixar o aplicativo, é possível avaliá-lo, recomendá-lo e compartilhá-lo com os amigos;

– Aplicativos em destaque. Ao navegar pelo MOTOPICKS, o consumidor descobre os mais novos e mais procurados aplicativos;

– Compre  uma  vez e use sempre. Os aplicativos comprados são armazenados em uma área pessoal chamada App Locker. Assim, fica fácil reinstalar um aplicativo ao trocar de aparelho;

– Shop4apps. A disponibilidade da loja de aplicativos pode variar de acordo com a versão do software de cada operadora.

 

Disponibilidade do produto

O Motorola FLIPOUT com MOTOBLUR será lançado no Brasil até julho de 2010. Para experimentar MOTOBLUR, acesse www.motorola.com/motoblur.