Apesar das mudanças recentes (e irritantes) do chat do Facebook, ele conseguiu se tornar uma ferramente muito prática para conversas. Agora, a maior rede social do mundo quer a coroa do assunto no mundo móvel — mensagens de texto e afins. O Facebook Messenger oferece conversas por texto, exibe privativamente sua localização e mostra um monte de fotos.

O aplicativo dedicado para mensagens é separado do aplicativo principal do Facebook para iOS e Android, e oferece um sistema de um clique para entrar em uma conversa. Se seus amigos estiverem online Facebook (e a chance é alta), eles receberão a mensagem por meio da caixa de entrada. Caso eles não estejam ou não tenham o Messenger instalado, é possível enviar o conteúdo via SMS, sem qualquer diferença do formato atual. Conversas com mais de uma pessoa, no estilo BBM, estarão disponíveis, com salas de tópicos para facilitar o papo. Se você quiser passar sua localização para um amigo, é possível enviá-la privativamente, e ela surge como uma marcação no mapa. Curtindo a pizza do lugar? Compartilhe uma foto também. E ele pode enviar mensagens push no iPhone, ou seja, trata-se de uma ferramente de comunicação bem completa no bolso. Há grandes chances de ele virar o aplicativo padrão de mensagens de muita gente.

Aplicativos de mensagens de nicho, como o GroupMe e o WhatsApp, sem dúvida têm razões para tremer. Fazer todo mundo se inscrever nesses apps é muito chato. Fazer todo mundo entrar no Facebook será — opa, peraí, todo mundo já está lá há anos. [Facebook via Inside Facebook]