Meses após lançar sua poderosa porém caríssima Titan, a Nvidia anuncia hoje a nova GeForce GTX 780, a sua mais nova placa de vídeo para quem quer potência gráfica mas quer gastar um pouco menos.

A nova GPU é a sucessora natural da GTX 680, lançada no ano passado. Ela tem 50% mais núcleos e 50% mais memória do que a antecessora, e conta com o GPU Boost 2.0, que já tinha aparecido na GTX Titan e faz a placa ser quase silenciosa em comparação com outros modelos.

Ao todo, a Nvidia promete upgrade de 70% em desempenho em relação à GTX 680. Segundo a fabricante, isso significa que a água nos jogos vai ser mais detalhada, e as linhas no rosto dos personagens também poderão ser mais bem trabalhadas. Ela pode ser ligada a outra GTX 780 via SLI.

Em relação a números, a GTX 680 tem 2.304 núcleos CUDA (menos do que os 2.688 da Titan), 3GB de memória GDDR5 (contra 6GB da Titan) com interface 384-bit e velocidade de 6 Gbps, clock de 863MHz que pode chegar a 900MHz, TDP de 250W e conectores de 6 e 8 pinos.

A Nvidia começa hoje a distribuir a GeForce GTX 780 a seus parceiros, como Asus, EVGA e MSI. Ela chegará ao mercado em breve pelo preço sugerido de US$ 650. Questionamos os parceiros da Nvidia sobre o preço da placa no Brasil, mas ainda não tivemos retorno. [Nvidia]

GeForce Experience

k-bigpic (9)

No fim do ano passado, a NVidia anunciou o GeForce Experience, um software que otimizava as configurações de gráficos dos seus jogos para eles rodarem melhores de acordo com a sua placa de vídeo. Hoje, ele deixa de ser beta.

Além disso, o GeForce Experience vai ganhar novos recursos nos próximos meses. Um deles será chamado ShadowPlay e facilitará a vida de quem gosta de gravar a jogatina – você pode definir tempo, tamanho e qualidade do vídeo e ele roda sem prejudicar o desempenho do seu jogo.

Com o GeForce Experience, a NVidia quer simplificar os jogos em PCs: em vez de ficar mudando todas as configurações até descobrir qual é a mais indicada no seu computador, com apenas um clique o GeForce Experience consegue fazer isso. Você pode baixá-lo aqui.