O Real Life Lore fez uma pergunta em que eu nunca tinha parado para pensar antes: e se todo mundo no mundo vivesse em apenas um prédio? Quão grande o edifício precisaria ser para conseguir acomodar todas os 7,4 bilhões de habitantes do planeta? Surpreendentemente, nem tão grande. Este cubo vermelho acima seria o suficiente e só ocupa alguns blocos de Manhattan.

• O clube secreto da Segunda Guerra que curava pilotos queimados e revolucionou a cirurgia plástica
• A origem secreta fascinante da palavra Abracadabra

Claro, o cubo gigante teria 1,34 quilômetro de altura (e pouco mais de 1,28 quilômetro em cada lado), mas o Burj Khalifa, por exemplo, já tem 829,9 metros, então não está tão distante. E, sim, todo mundo teria apenas o espaço de um caixão dentro do edifício — mas a questão é que provavelmente (um dia, talvez, possivelmente) poderíamos construir tal estrutura.

Mas isso é apenas um exercício bobo e divertido de imaginação. E ainda mais bobo e divertido seria o exercício de imaginar o número de pessoas que conseguiríamos amontoar dentro das estruturas que já construímos (ou que tivemos planos de construir). Estádios fechados acomodam até 114 mil pessoas (o Estádio de Rungrado, em Pyongyang, na Coreia do Norte, no caso), e a Alemanha nazista tinha planos de construir o Volkshalle após a Segunda Guerra Mundial, e ele teria capacidade para 180 mil pessoas. Estádios abertos conseguem espremer 235 mil pessoas em seu interior, como o Indianapolis Motor Speedway (mais uma vez, a Alemanha nazista tinha planos de fazer o Deutsches Stadion, em Nurembergue, que receberia 405 mil pessoas.

Se você pensar em outras estruturas e fizer algumas contas para descobrir quantas pessoas caberiam dentro delas, é aí que as coisas ficam malucas:

  • Grande Mesquita de Meca, Árabia Saudita – 4.000.000 de pessoas
  • Gigafábrica da Tesla, Nevada, Estados Unidos – 2.650.000
  • Ilha de Cristal em Moscou, Rússia – 12.500.000
  • Fábrica da Boeing em Everett, Washington – 40.831.000

Imagem do topo: Reprodução