O Google tem um plano para enfim tornar o Assistant útil de verdade
Lançado no ano passado, o Google Assistant ainda não mostrou ser útil, exceto por saber a previsão do tempo, fazer pesquisas no Google ou configurar um despertador usando comandos de voz. Até agora, estava limitado a funções básicas que são mais do que superadas por outros assistentes inteligentes, como Alexa, da Amazon, e Siri, da Apple. Mas o Google está tentando mudar isso.
• O novo Google Fotos é um lembrete de como o Google sabe tudo sobre você
• Estas são todas as coisas novas que o Google Home consegue fazer
No mês passado, a companhia lançou um SDK oficial para o Assistant e, hoje, está lançando várias novas funcionalidades, além de integrações de terceiros, que vão melhorar a inteligência e a capacidade do Assistant.
Pequenas melhorias incluem a habilidade de fisicamente digitar perguntas para o Google Assistant usando o teclado do seu smartphone se você estiver em um local público e não quiser chamar atenção ao falar com o seu dispositivo; o melhor apoio a línguas inclui a adição de português, francês, alemão, italiano, espanhol e coreano; além das transações de compra do Google agora poderem todas ser feitas usando o Assistant, incluindo detalhes de pagamento.
Google Assistant no iPhone
A plataforma de mensagens do Google, a Allo, deu aos usuários de iPhone um pouco do que o Assistant pode fazer, mas agora a companhia está dedicada a levar um aplicativo do Assistant para iOS, que vai incluir a maioria de suas funcionalidades, como comandos de voz, reconhecimento de imagem e o Google Actions. Diferentemente do Google Home e do Google Pixel, no entanto, os usuários não vão poder iniciar o Google Assistant com um comando de voz sem ter o aplicativo aberto, o que limita a facilidade de uso.
Google Lens
Uma das maiores funções que a Samsung apresentou em seu Galaxy S8 foi a capacidade de usar o reconhecimento de imagem usando a inteligência artificial da companhia, Bixby. Porém, a funcionalidade não estava disponível quando o dispositivo foi lançado e ela realmente parece ultrapassada comparada ao novo Google Lens que dá ao Google Assistant as mesmas capacidades de reconhecimento de imagem, além de funções mais avançadas.
Você pode apontar a câmera do seu smartphone para uma flor, e ele vai dizer que tipo de planta é, ou apontar para um restaurante e ver o que escreveram sobre o lugar. O Google também mostrou o Lens sendo usado para coletar os dados de nome de usuário e senha direto de um roteador e automaticamente conectando o dispositivo a ele depois de extrair dados importantes. Muito interessante e um pouco assustador.
O Google também está integrando o Google Lens ao Google Fotos. Portanto, se você tirar uma foto de um recibo, anotações em uma lousa, em um post-it ou qualquer outra coisa que você queira lembrar, ele pode extrair detalhes importantes e dados dessas imagens para usar em outros aplicativos.
Upgrades do Google Home
O alto-falante inteligente Google Home é completamente dependente do Assistant para a maioria das suas funções mais avançadas, e o Google em breve vai atualizá-lo com novas capacidades, como notificações proativas para que você saiba quando sair de casa mais cedo para uma reunião por causa do trânsito, ou se você pode ir devagar pois o voo vai atrasar. O Google Home também vai ganhar ligações sem usar as mãos, tornando-o um viva voz de primeira, além de upgrades de entretenimento, incluindo acesso ao Spotify, Deezer e Soundcloud em breve.
Conectividade com o iRobot Robovac
Aspiradores-robô permitiram à humanidade alcançar níveis jamais vistos de preguiça, mas o iRobot está indo um passo além, com compatibilidade com o Google Home e Google Assistant para todos os “robovacs” da companhia, com Wi-Fi incluindo o Roomba 980, 960, e 690. Os comandos ativados por voz incluem começar, parar e pausar uma rotina de limpeza, mandando o Roomba de volta para a sua base para recarregar ou perguntar que parte da casa ele está limpando no momento.
Conectividade com produtos Whirlpool
O produtor de utensílios domésticos Whirlpool anunciou nesta quarta-feira que vai lançar mais de 20 novos produtos em suas marcas Whirlpool e Jenn-Air em 2017 e que vai permitir que os donos façam de tudo, desde checar quanto tempo ainda resta no microondas a começar ou parar a máquina de lavar, escolher a temperatura do forno ou averiguar se ele está desligado, usando simples comandos de voz por meio do Google Home.
Tirando bancadas de granito, é um motivo bem razoável para dar um upgrade na sua cozinha, apesar de outros utensílios conectados da Whirlpool de 2015 pra frente também funcionarem com a nova funcionalidade Google Home.
Conectividade com utensílios inteligentes GE
Se você não tem produtos Whirlpool na sua casa, é provável que alguns deles sejam da GE. E, hoje, a companhia anunciou que toda sua linha de utensílios conectados por Wi-Fi, que incluem lavadoras de louça, fogões, máquinas de lavar, geladeiras e até aquecedores de água, vão agora funcionar com o Google Assistant e o Google Home.
Os usuários vão pré-aquecer seus fornos, desligar utensílios ou conseguir saber quando suas cuecas vão terminar de secar. A funcionalidade está ligada à Geneva, o assistente pessoal próprio da GE, que na verdade foi desenvolvido como parte da colaboração com a Amazon usando tecnologias da Alexa.