Quão rápida pode ser a velocidade do Wi-Fi do seu smartphone depende não apenas da velocidade de internet; depende também de uma conexão excelente entre o roteador e o dispositivo na sua mão. Uma nova aquisição feita pela Qualcomm significa que a tecnologia para isso pode aparecer em um dos seus próximos smartphones.

A Qualcomm recentemente anunciou que comprou uma pequena empresa chamada Wilocity, que trabalha com Wi-Fi rápido há anos. Com a aquisição, também foi anunciado que o futuro processador Snapdragon 810 terá a wireless tri-band, o que significa que ele terá suporte a tipos antigos de Wi-Fi, mas também uma nova tecnologia de 60GHz chamada 802.11ad. O que isso significa? Wi-Fi de multi-gigas no seu smartphone, e truques como streaming de vídeo 4K.

No momento, a banda comercial mais rápida de Wi-Fi é a 802.11ac (5GHz), que consegue oferecer velocidades próximas a um Gigabit. Isso significa que esse Wi-Fi aguenta o Google Fiber. A nova tecnologia 802.11ad que estará no Snapdragon 810 consegue velocidades de múltiplos Gbps. Isso é muito rápido. Muito mais rápido do que precisamos atualmente.

Claro que isso vem acompanhado de alguns “mas”. Para aproveitar todas as vantagens de uma conexão 802.11ad, você precisa de um smartphone com suporte a isso. Os 60GHz serão rápidos, mas frequência alta significa alcance menor. Sua velocidade de internet não está nem perto dos múltiplos gigabits por segundo. E nem todo smartphone terá um cérebro Snapdragon.

O novo Snapdragon 810 deve começar a aparecer em smartphones apenas em meados do ano que vem, então ainda temos que esperar. Mas a rede no seu bolso ficará muito mais rápida. Esperamos que as conexões de internet acompanhem a evolução. [Qualcomm via Android Central]

Imagem por when i was a bird sob licença Creative Commons