Em tempos de smartphones, é fácil esquecer como os computadores funcionavam. Lembra daquele tempo de disquetes e esperas intermináveis para tudo carregar? Felizmente, para a sua nostalgia, alguns desenvolvedores entediados mantém o passado vivo com emuladores de sistemas antigos que rodam diretamente no seu navegador.

A mais recente criação do desenvolvedor de emuladores Jeff Par é o Windows 1.01. Este é o sistema operacional que iniciou tudo. Lançado em 1985 como um dos primeiros sistemas operacionais com interface de usuário gráfica (GUI, na sigla em inglês), o Windows 1.01 marcou o início do império da Microsoft que mantém a marca viva até hoje. Mas ele não era muito sofisticado. Com capacidade de multitarefa limitada e gráficos simples, o sistema operacional era mais uma extensão do MS-DOS. O Windows 1.01 acompanhava alguns programas clássicos como Bloco de Notas, Paint e Writer – todos eles disponíveis no emulador.

Claro, este não é o único emulador de sistema operacional vintage disponível por aí. O próprio Par criou outros emuladores, incluindo um para o PC-DOS 2.0. O australiano James Friend oferece a história da Apple com o emulador do Mac OS System 7, assim como de um produto da Microsoft, o Windows 3.0. Você pode até conseguir rodar o Windows 95 no seu iPhone, ou um Nintendo 64 no Android. E a lista vai muito além disso.

Uma coisa que você deve lembrar antes de entrar no memorial de OS: os computadores não são mais do jeito que eram antigamente. Antigamente, tudo era lento e fazia pouco sentido. Então vá com calma antes de tentar fazer qualquer coisa nesses sistemas operacionais com décadas de vida. [Jeff Par via TNW]