O ouro está muito em alta agora. E não só nas joias! Ele custa mais de US$1.900 por onça troy (cerca de 31g) – é uma oportunidade de ganhar muita grana. Então não seria completa loucura derreter suas placas de circuito eletrônico e desmontar seu celular para formar uma pepita de ouro, certo?

É exatamente isso o que Jem Stansfield fez neste vídeo da BBC. Ele quebrou as peças do computador velho dele e desmontou o celular antigo – tem ouro na entrada do chip e no teclado numérico. Então, ele jogou ácido nítrico neles, uma substância que dissolve de tudo. O ácido não fez sobrar apenas o ouro, então Stansfield foi mais audaz: ele usou uma mistura de ácido para dissolver o ouro, um método reverso bastante sagaz. Depois de transformar as placas em um líquido preto leitoso e nojento, ele ascrescentou um monte de pó supercientífico para obter o ouro de novo, e então o submeteu a calor intenso para fazê-lo voltar a brilhar. Todo esse trabalho deu este resultado:

Não vou sugerir que você pegue seu computador velho e faça o mesmo mas DEVÍAMOS FAZER O MESMO. É mineração dos tempos modernos, minha gente. Não perca a oportunidade de rolar em milhares de notas de dólares. Claro, você pode acabar derretendo as mãos com o ácido, mas é ouro! Veja aqui o vídeo completo da loucura: [BBC]