Samsung Galaxy J2 tem anel luminoso para notificações e ajustes na TouchWiz
A comunidade Android parece empolgada com um novo smartphone da Samsung, que vazou de toda forma possível – em benchmarks, no site de agências reguladoras, em imagens. O que há de mais nele? Uma forma menos sutil de notificar você.
>>> Versão limitada das Olimpíadas do Galaxy S7 Edge chega ao Brasil por R$ 4.499
O Samsung Galaxy J2 (2016) é o primeiro da empresa com o Smart Glow, um anel que brilha ao redor da lente da câmera. Ele acende em cores diferentes para avisar sobre mensagens ou ligações, para indicar se a bateria estiver fraca, e até para ajudar nas selfies.
São três modos. O “alerta prioritário” permite selecionar até quatro contatos: você define uma cor específica através de um seletor RGB, e o anel brilhará quando chegar uma mensagem – pode ser também um e-mail, uma chamada, notificação do Facebook, entre outros.
Os “alertas de uso” avisam se a bateria estiver num nível baixo – menos de 20%, por exemplo – e também se você estiver próximo de estourar a franquia de dados, ou de usar todo o armazenamento do aparelho.
Por fim, temos a “ajuda com selfies”: o anel luminoso indica se você deve inclinar o aparelho para a esquerda ou para a direita. Quando seu rosto estiver centrado, o anel LED se acende e a câmera tira a selfie automaticamente. (É algo semelhante ao que os Lumias fazem, mas usando dicas visuais em vez de sonoras.)
O SamMobile especula que a Samsung poderia colocar este recurso em smartphones top de linha, “incluindo possivelmente o Galaxy S8”.
E há alguns detalhes interessantes no software do Galaxy J2 (2016). Ele roda Android 6.0 Marshmallow com novidades na TouchWiz: ela agrupa as notificações por categorias, e a gaveta de apps agora é uma lista vertical, como é o padrão no Android puro desde o ano passado.
Apps essenciais que vêm embutidos no sistema – como contatos, câmera e galeria – foram refeitos para ocuparem menos RAM. E o chamado Turbo Speed Technology (TST) encerra processos ociosos rodando em segundo plano para liberar memória, prometendo abrir apps “40% mais rápido que dispositivos com o dobro de RAM”.
Como nota o SamMobile, “o TST é simplesmente um nome chique para mudanças no sistema que a Samsung fez para melhorar o desempenho”, já que o hardware não é dos melhores – mas esses ajustes no software poderiam aparecer em outros modelos também.
O Galaxy J2 (2016) possui tela HD de 5 polegadas, processador quad-core da chinesa Spreadtrum, 1,5 GB de RAM, 8 GB de memória interna expansível por microSD, câmeras de 8 MP/5 MP e bateria de 2.600 mAh.
O smartphone será lançado na Índia ainda este mês pelo equivalente a R$ 480.
[Samsung via SamMobile e Android Authority]