No dia 15 de setembro, a exploração de 20 anos de duração da sonda Cassini em volta do sistema saturniano finalmente chegará ao fim. Mas mesmo durante este ato final, a nave tem enviado algumas das imagens mais detalhas que já registrou. Em uma dps mergulhos mais recentes entre o planeta e seus anéis, a sonda registrou uma sequência de fotos incríveis e um tanto incomuns de Saturno – e elas foram transformadas em um pequeno filme.

De acordo com a NASA, a sonda Cassini capturou 21 imagens durante o período de apenas quatro minutos em 20 de agosto. Graças ao ângulo da lente grande-angular da câmera, é difícil distinguir um anel do outro, mas é possível ver o anel C mais apagado e o anel B mais brilhante. Um espectador especialmente astuto também notará a Divisão Cassini, o vão de 4.800 km entre os anéis A e B de Saturno (neste link você pode conferir um passo a passo detalhado sobre a localização de cada anel e suas propriedades individuais). E, não, você não pode nomear a sua banda de “Divisão Cassini” por que eu já nomeei a minha banda cover gótica de Joy Division com este nome.

Imagem: NASA

É difícil ver esse filme – ou qualquer uma das maravilhosas imagens registradas pela sonda – e não pensar em algo apropriadamente melancólico para o seu grande final. Eu pessoalmente recomendo sincronizar o vídeo com o monólogo “Lágrimas na chuva” de Blade Runner. Com sorte, essas última semanas da Cassini serão suas mais memoráveis.

[NASA]