O empreendedorismo de impacto vem crescendo no Brasil. Já são muitos os empreendedores que desenvolvem soluções inovadoras para tentar resolver os mais diversos problemas. É nesse tipo de projeto inovador e com impacto social relevante que o programa de aceleração da Braskem, o Braskem Labs, está de olho.

O programa, desenvolvido pela Braskem, empresa que atua nos setores químico e petroquímico, em parceria com a ACE, aceleradora de startups que conta com um ecossistema completo para os empreendedores, está em sua terceira edição e visa acelerar o crescimento de empreendedores que possuem soluções que melhoram a vida das pessoas por meio da química ou do plástico. Além disso, novamente neste ano, haverá uma categoria dedicada para projetos que tenham soluções para o combate ao Aedes aegypti.

Ao todo, serão selecionadas 12 empresas (10 destinadas às soluções que envolvem química ou plástico e 2 para o combate ao Aedes aegypti) para serem capacitadas. Essa capacitação é personalizada de acordo com as maiores dificuldades de cada empreendedor e consiste em mentorias coletivas e individuais com mentores da Braskem e da ACE, conteúdos exclusivos e eventos, durante os meses de junho a outubro.

Ao final do programa, cada um dos empreendedores fará um pitch – uma apresentação que tem o objetivo de atrair investidores ou clientes – do seu negócio para uma plateia de executivos, investidores e parceiros.

As inscrições já estão abertas para todo o Brasil e vão até o dia 14/05. Portanto, se você possui um projeto inovador, faça sua inscrição e confira o cronograma do Braskem Labs.

braskem-labs-2017 (2)

Em 2016, o Braskem Labs recebeu 190 inscrições de todo o Brasil e capacitou 12 empreendedores. Ao todo, o programa gerou negócios efetivos para 50% das empresas participantes.

Além disso, os empreendedores afirmam que a chancela do Braskem Labs abre portas para negociação e acesso a outras empresas e investidores. É o que os números mostram: quatro empresas receberam investimento em 2016 e outras quatro estão encaminhadas em negociações. Por fim, também quatro empresas fizeram algum tipo de parceria com a Braskem, seja como fornecedor ou cocriando com a empresa e seus clientes.

O Piipee, solução biodegradável que economiza até 75% da água potável utilizada em vasos sanitários, foi uma das empresas selecionadas para o Braskem Labs 2016. Além de conseguirem investimento e fecharem acordo comercial com um cliente Braskem, tornaram-se fornecedores da empresa em todas as suas plantas industriais no Brasil. Assim como a Neoprospecta, plataforma de análise laboratorial que utiliza sequenciamento de DNA em larga escala, que também está prestando serviços para a companhia.  Já o empreendedor Júlio Oliveto, do Kit Livre, equipamento motorizado capaz de transformar qualquer cadeira de rodas em triciclo elétrico, teve a chance de contar sobre a sua solução em diversos canais de mídia.

Com esses resultados, Luiz Gustavo Ortega, líder de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, comemora:

“O Braskem Labs é uma excelente oportunidade para empreendedores ganharem mais conhecimento e desenvolverem o seu próprio negócio, com acesso a atividades e mentores de alta qualidade. O programa já provou a sua expertise ajudando pequenas empresas a realizarem novas relações comerciais e definirem estratégias para o futuro”, afirma.

Vai ficar de fora? Não perca a oportunidade de acelerar o seu projeto inovador: as inscrições já estão abertas. Registre a sua solução e aproveite para saber mais sobre o programa, no site oficial do Braskem Labs.

> Confira outras notícias relacionadas ao Braskem Labs.