A chegada do Windows 8.1 Update facilita a vida de quem prefere usar o sistema em desktops com mouse e teclado. A Microsoft traz, nesta última atualização, diversas melhorias para tornar o Windows mais familiar e conveniente, além de mais seguro e com melhor desempenho. Confira as dicas.

Como eu começo a usar?

Agora é possível iniciar o sistema diretamente na área de trabalho, em vez da tela Iniciar – assim como nos sistemas anteriores. Mas, se você já se sentir confortável com os blocos dinâmicos, existe a opção para alterar a configuração a qualquer momento.

A tradicional barra de tarefas ganhou novos poderes e, a partir desta atualização, passa a exibir e permitir que sejam fixados os aplicativos da interface moderna. Além disso, ela ganha recursos multimídia (como pausar, tocar, avançar ou retroceder) para acompanhar os aplicativos em execução sem a necessidade de abri-los em tela cheia.

A versão 8.1 do Windows também leva a barra de tarefas para telas de aplicativos modernos. O procedimento é simples: mova o cursor abaixo da borda inferior da tela para mostrar a barra de tarefas e clique em um aplicativo para abri-lo ou alternar para ele.

E os ícones do Windows?

O controle com ajuda de mouse também é facilitado pela maior visibilidade dos botões Minimizar e Fechar, que aparecem quando você mexe e o cursor para a parte superior direita da tela.

A tela Iniciar agora pode ser modificada com ajuda do clique com o botão direito do mouse em um bloco (dinâmico ou não), que abre opções como fixar, desinstalar, redimensionar, abrir nova janela, adicionar à barra de tarefas, etc.

Ficou mais fácil de usar o Windows?

Sim, começando pela hora de descansar. Desligar o sistema está mais fácil: clique no ícone Energia, que fica no canto superior direito, e depois em Desligar. Logo ao lado de Energia, está o ícone para a busca de aplicativos, que pode ser feita de novas maneiras. Quando você usa o Pesquisar, a Busca Inteligente do Bing também inclui aplicativos não instalados nas sugestões e nos resultados.

Após instalar um novo aplicativo, a tela Iniciar passa a exibir uma notificação no canto inferior esquerdo. Ao clicar sobre ela e abrir a lista com todos os aplicativos do seu sistema, você verá que aqueles mais recentes estão destacados. Para sua maior conveniência, a Windows Store vem fixada na tela Iniciar e na barra de tarefas por padrão, facilitando o acesso a novos aplicativos.

A “conversa” com tablets e smartphones também está mais fluente pelo Internet Explorer 11, e seus favoritos e abas podem ser sincronizados facilmente entre diferentes dispositivos que rodem o novo Windows.

Tem mais alguma dica?

Tem mais alguma dica do novo Windows 8.1? Conta pra gente aí na área de comentários.