Hoje (21) o autor Stephen King completa 74 anos de idade. Reinventando o gênero como conhecíamos, o Mestre do Terror deixou sua marca ao servir como inspiração para adaptações na TV e nos cinemas. A seguir, listamos 10 das adaptações mais memoráveis a livros homônimos do autor, cujo legado vai além das páginas de livros.

O Iluminado (1980)

Onde? HBO Max ou Globoplay

Com base no livro de Stephen King, Stanley Kubrick criou O Iluminado, um dos filmes de terror mais famosos de todos os tempos. Nele, vemos a história de um escritor passando um tempo no Hotel Overlook com sua família. Tomados por visões perturbadoras, o protagonista (interpretado por Jack Nicholson) vê sua sanidade ser drenada, agindo violentamente contra sua própria família. Tudo bem que King não gostou desse, mas ainda assim o filme é obra-prima.

À Espera De Um Milagre (1999)

Onde? Globoplay

Este é um filme que pouca gente sabe ser baseado em livro – muito menos que é um livro de Stephen King. À Espera De Um Milagre conta a história de Paul, chefe da guarda de uma prisão, que conhece um presidiário acusado de um assassinato. Sua vida muda drasticamente quando ele descobre que John tem um dom especial.

O Nevoeiro (2007)

Onde? Prime Video

Uma das obras mais sinistras do autor, Nevoeiro se passa em um supermercado, onde vemos uma família presa junto de outros moradores da cidade. A névoa que envolve toda a cidade traz criaturas sedentas de sangue que devoram qualquer um em seu caminho. Fica o alerta para quem leu o original: o desfecho do filme é diferente.

1408 (2007)

Onde? Prime Video

Estrelando John Cusack e Samuel L. Jackson, o filme mostra a investigação de um quarto paranormal de número 1408, localizado no Dolphin Hotel. Ao se hospedar lá, vemos a definição pura de terror psicológico.

IT, A Coisa (2017)

Onde? Netflix

Pennywise, uma entidade em forma de palhaço, aterroriza crianças antes de devorá-las. Quando uma delas desaparece, um grupo de jovens se reúne para investigar o que aconteceu, enquanto precisam “sobreviver” a bullying, problemas familiares e a terrível criatura que mora no esgoto.

Jogo Perigoso (2017)

Onde? Netflix

Mais um filme que se passa basicamente em um só cenário, em Jogo Perigoso vemos uma mulher acidentalmente matar o marido durante um jogo pervertido. Algemada à cama sem esperança de resgate, ela começa a ouvir vozes e ter visões horripilantes.

1922 (2017)

Onde? Netflix

Um fazendeiro conspira para assassinar sua esposa para obter lucros, tornando seu filho um álibi ao crime. Se passando no interior do estado do Nebraska (EUA) em 1922, este filme é para quem tem estômago forte. Violência explícita e brutalidade a humanos e animais não são poupadas.

Cemitério Maldito (2019)

Onde? Netflix

Outro original da Netflix, Cemitério Maldito nos conta a história da morte de um bicho de estimação. A família enterra-o, descobrindo que há um cemitério no quintal de sua nova casa. Isso desencadeia uma série de assombrações, de maneiras terríveis e inimagináveis.

Campo do Medo (2019)

Onde? Netflix

Neste filme baseado em um conto de Stephen King e Joe Hill, dois irmãos escutam o pedido de socorro de um garotinho perdido em um campo de capim alto e tentam resgatá-lo, mas logo percebem que uma força sinistra está em ação. Isolados do mundo exterior e incapazes de encontrar o caminho de volta à estrada, eles descobrem que a única coisa pior do que estar perdido é ser encontrado.

Assine a newsletter do Gizmodo

Doutor Sono (2019)

Onde? HBO Max

Sequência ao livro O Iluminado (e não ao filme de Kubrick, mesmo que faça referências), Doutor Sono continua a história de Danny Torrance, 40 anos após sua assustadora estadia no Hotel Overlook. Ewan McGregor, Rebecca Ferguson e a novata Kyliegh Curran estrelam o thriller sobrenatural, dirigido por Mike Flanagan, que escreveu o roteiro com base no romance de Stephen King.