Aos fãs de basquete, essa é a para vocês. A decisão da NBA rola neste domingo. Para aqueles que além de assistir a liga, jogam basquete frequentemente, talvez não sintam tanta falta com a pausa na temporada. Porém, para aqueles que acompanham somente do sofá, fizemos uma lista de dez filmes e documentários indispensáveis aos fãs do esporte. Se liga só:

10 – Homens Brancos Não Sabem Enterrar (1992)

Clássico da sessão da tarde, todas as crianças dos anos 90 já se divertiram com Wesley Snipes e Woody Harrelson, interpretando Sidney Deane e Billy Hoyle. Os dois trapaceiros unem forças e passam a enganar seus competidores, fingindo que Billy nada sabe sobre o jogo. Só que, na quadra, eles arrasam ao aplicar um showtime repleto de trash talk. O problema é o vício de Billy em apostas, que põe em risco seu casamento e sua vida, já que ele deve a agiotas mafiosos.

Homens Brancos Não Sabem Enterrar não está disponível no streaming.

9 – Coach Carter – Treino para a Vida (2005)

Coach Carter se passa em Richmond, na Califórnia, no ano de 1999. Nesse contexto, Ken Carter (Samuel L. Jackson), dono de uma loja de artigos esportivos, recebe a proposta para ser treinador de basquete em sua antiga escola. Ao aceitar o emprego, ele acaba surpreendendo todos ao seu redor por sua metodologia rígida com o time, que inclui um comportamento respeitoso e vestimentas adequadas, além de um bom boletim em todas as matérias. A resistência inicial (e já esperada) dos atletas uma hora assenta, e então o comando do novo técnico passa a ser imbatível.

Coach Carter está disponível na Netflix.

8 – Jogada Decisiva (1998)

Este longa dirigido por Spike Lee segue Jake Shuttlesworth (Denzel Washington), um homem que está preso por ter assassinado sua esposa após uma violenta briga doméstica. Em paralelo, seu filho Jesus (Ray Allen) se torna um excelente jogador de basquete, disputado por diversos times profissionais. No entanto, ele se sente ofuscado pelo passado do pai e quando a liberdade condicional vem à tona, ela acaba surgindo com apenas uma condição: convencer o jovem a assinar um contrato como jogador pela universidade Big State.

Jogada Decisiva está disponível no Star+

7 – Eddie (1996)

Whoopi Goldberg faz o papel principal (Eddie). O New York Knicks está em uma fase horrorosa e perdendo o rumo de tudo. Uma promoção faz Eddie ser a técnica honorária da equipe, mas o dono do time vê ali uma oportunidade de fazer o Knicks perder ainda mais. Acontece que ela consegue colocar o elenco nos eixos, frustrando “Wild Bill” Burgess (Frank Langella), que pretendia tirar o Knicks de Nova York e mudar para St. Louis. Claro que Rick Fox aparece no filme e é um dos principais jogadores

Eddie não está disponível no streaming.

6 – Like Mike

Calvin Cambridge (Shad Moss) é um garoto de 14 anos que é apaixonado por basquete. Ele mora em um orfanato e, em um dia, encontra um tênis que poderia ter sido usado por Michael Jordan. Então, ele ganha uma promoção para bater bola contra o astro do time, Tracy Raynolds (Morris Chesnut) e, utilizando o tênis, acaba recebendo habilidades que não possuía até aquele momento e assombra a todos ao ponto de ganhar uma vaga no elenco.

Like Mike está disponível no Amazon Prime Video. 

5 – A Hora da Virada (2005)

Roy McCormick (Martin Lawrence) é um dos treinadores mais bem-sucedidos do basquete estudantil. Só que ele é tão famoso por comandar boas equipes quanto pelos chiliques que dá na beira da quadra. Devido ao seu comportamento esquentado ele acaba sendo banido dos torneios de colégio até que consiga agir com mais calma. Procurando uma maneira de voltar à ativa ele aceita treinar um time que nunca venceu uma partida, formado pelos piores jogadores que ele já viu. Roy vai tentar ensinar algumas lições importantes para a equipe de desajeitados enquanto aprende a ser uma pessoa mais tranquila.

A Hora da Virada está disponível no Star+

4 – Os Aloprados (2008)

Estados Unidos, 1976. Jackie Moon (Will Ferrell) é um cantor decadente que decide investir na criação de um time de basquete capaz de se destacar na liga ABA e conseguir uma vaga na NBA, a liga mais cheia de prestígio do país. Ele consegue reunir um grupo de atletas esforçados, mas sem muito talento, para a equipe batizada como Flint Michigan Tropics. Será que eles conseguiram provar seu valor nas quadras?

Os aloprados está disponível no HBO max

3 – Space Jam: O Jogo do Século (1996)

A aventura, que mistura animação e live action, foi lançada em 1996 pela Warner Bros. e colocou lado a lado o astro Michael Jordan, considerado o maior jogador de basquete da história, e os personagens dos Looney Tunes, como Pernalonga, Patolino e Lola Bunny.

Na trama da produção, o caótico coelho e seus amigos precisam jogar contra um time de basquete composto por alienígenas para não se tornarem escravos do Senhor Swackhammer (Danny DeVito). Para tentar ganhar, Pernalonga (sequestra) convoca a estrela da liga de basquete estadunidense (NBA) na tentativa de ajudar os lunáticos animais.

Space Jam: O Jogo do Século está disponível no HBO max

2 –  Amador  (2018)

Ao ser recrutado para uma escola preparatória de elite, um fenômeno do basquete de apenas 14 anos se depara com o ambiente corrupto e ganancioso do esporte amador. O filme Amador toca por sua história interpretada de forma simples e realista. Ele talvez pareça só mais um filme sobre um garoto pobre, que deseja subir na vida e passa por muitas dificuldades para isso, mas não é. É um filme que trás lições, que nos ensina à olhar de uma forma diferente para o outro, e também à nos esforçarmos para superar nossos problemas. “Amador” sem dúvidas foi um grande acerto da Netflix, e é um filme que vale muito à pena.

“Amador” está disponível na Netflix

1 – Arremessando Alto (2022)

Em Arremessando Alto, o caça-talentos profissional do basquete, Stanley Beren (Adam Sandler), não vive um bom momento na carreira. Exercendo seu trabalho sem muito propósito, ele não acredita mais que conseguirá descobrir um novo talento significativo. Mas, depois de ser demitido, surge uma nova esperança. O olheiro profissional do basquete, fica empolgado pela primeira vez em muito tempo, quando descobre por acaso o jogador amador espanhol, Bo Cruz (Juancho Hernangomez). 

Stanley o encontra jogando em um parque nos arredores de Madri. Agora abastecido com um novo propósito, Stanley tem como missão preparar Bo para a NBA. Motivado a despertar em Bo toda a paixão e dedicação necessária para se destacar no esporte, o caça-talentos acredita que juntos, a dupla pode alcançar patamares de sucesso, nas quadras e na história do jogo.