10 filmes imperdíveis com zero indicações ao Oscar 2022, segundo a Variety
A lista dos filmes indicados para as 23 categorias do Oscar 2022 saiu nesta terça-feira (8). Entre os destaques estão os longas “Ataque dos Cães”, “Duna”, “Belfast” e “Amor, Sublime Amor”.
E como já era de se esperar, a 94ª edição da premiação mais importante de Hollywood reafirma a forte presença dos serviços de streaming entre os indicados para concorrer às estatuetas.
Porém, nem todos os grandes filmes do ano passado conseguiram uma indicação ao Oscar 2022. Longas como “A Crônica Francesa”, “Mass”, “Jockey”, “The Card Counter: O Jogador” e “Vingança & Castigo” estão de fora da premiação. Pensando nisso, a Variety fez uma lista com as produções imperdíveis, mas que receberam zero indicações ao prêmio mais esperado de Hollywood.
Confira um resumo dos melhores filmes completamente rejeitados pelo Oscar 2022 na lista abaixo:
A Crônica Francesa
“A Crônica Francesa” (“The French Dispatch” no original) é agora o primeiro filme de Wes Anderson desde “The Darjeeling Limited” de 2007 a receber zero indicações ao Oscar, o que é uma grande surpresa. O crítico de cinema da Variety, Peter Debruge, nomeou “A Crônica Francesa” como o segundo melhor filme de 2021.
Mass
A devastadora estreia na direção de Fran Kranz, “Mass”, é estrelada por Reed Birney, Ann Dowd, Jason Isaacs e Martha Plimpton como os pais de um atirador escolar e uma das vítimas que concorda em sentar e conversar seis anos após a tragédia. Dowd ganhou uma surpreendente e merecida indicação ao BAFTA de atriz coadjuvante.
Jockey
Clifton Collins Jr. poderia entrar na corrida de melhor ator com “Jockey”, mas não rolou. Então ele está nesta lista como um lembrete de que seu desempenho merecia muito mais buzz nesta temporada. O crítico de cinema da Revista, Peter Debruge, elegeu “Jockey” como o melhor filme de 2021.
The Card Counter: O Jogador
O filme ficou de fora da corrida apesar do roteiro bombástico de Schrader e de uma atuação ainda maior de Oscar Isaac. Da crítica da Variety: “Em ‘The Card Counter’, o roteirista e diretor Paul Schrader entra nesse gênero com extrema facilidade e habilidade. Uma ótima sequência de pôquer faz você se sentir como se estivesse sentado à mesa, no centro inebriante da ação, e ‘The Card Counter’ lhe dá essa sensação… como uma ferida aberta, uma cicatriz em nossa psique.
Vingança & Castigo
A Netflix dominou o Oscar de 2022, com “Ataque dos Cães” liderando todos os filmes com impressionantes 12 indicações. Mas nem todos os candidatos do serviço de streaming aparecem na lista para concorrer às estatuetas. Exemplo é o longa de Faroeste “Vingança & Castigo” (“The Harder They Fall” no original).
Red Rocket
Simon Rex recebeu as melhores críticas de sua carreira com “Red Rocket”, mas ele nunca saiu de sua bolha de azarão do Oscar para se tornar um sério candidato ao prêmio. O filme anterior de Sean Baker, “Projeto Flórida”, conseguiu dar a Willem Dafoe uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante, mas “Red Rocket” e sua história de estrela pornô não emplacaram o Oscar 2022.
Titane
Julia Ducournau fez história com “Titane” como a segunda diretora mulher a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, mas seu filme não seguiu os passos de “Parasita” de Bong Joon Ho ao passar de vencedor de Cannes a sensação do Oscar. A Academia nem sequer incluiu “Titane” na lista de finalistas da categoria.
A Ilha de Bergman
O intrincado roteiro de Mia Hansen-Løve para “A Ilha de Bergman” merecia ser um candidato ao Oscar este ano. Ela se inspira em seu próprio relacionamento com o diretor Olivier Assayas neste longa, de uma cineasta em um obstáculo criativo que luta para sair da sombra de seu marido diretor.
The Green Knight
Em um mundo perfeito, o longa épico medieval de David Lowery “A lenda Cavaleiro Verde” (“The Green Knight” no original) seria um concorrente em várias categorias, mas não foi.
Da crítica da Variety: “’O Cavaleiro Verde’ é um artefato vital e fascinante. Se ‘O Senhor dos Anéis’ sustenta ‘Guerra nas Estrelas’, e a saga do Rei Arthur sustenta ‘O Senhor dos Anéis’, o que devemos fazer com uma odisseia medieval enevoada e ricamente dimensionada, cheia de fantasmas e magia e alucinações e errante, que se adapta – e faz o possível para se manter fiel a – ‘Sir Gawain e o Cavaleiro Verde’, um poema épico de nobreza romântica atormentada, com links para as lendas arturianas, escrito por um autor anônimo no final do século XIV? Como filme, ‘O Cavaleiro Verde’ parece ter sido raspado do sedimento arqueológico mais profundo e lamacento da Era da Cavalaria.”
The Souvenir Part II
Considerando que o atordoante autobiográfico de Joanna Hogg “The Souvenir” não foi indicado ao Oscar, ninguém esperava que seu deslumbrante sucessor “The Souvenir Part II” entrasse na corrida dos prêmios. Independentemente disso, o desempenho de Honor Swinton Byrne está entre os melhores de 2021.
A Variety selecionou cerca de 22 longas que mereciam uma indicação ao Oscar 2022. Porém, selecionamos apenas os 10 melhores. Para ver a lista completa, basta acessar aqui!