Tecnologia

100m em menos de 10s: robô chinês corre tão rápido quanto Usain Bolt

A velocidade máxima do robô é quase a mesma do recorde mundial de Usain Bolt: 10,4 metros por segundo.
Imagem: YouTube/Reprodução

Um novo robô-cão chinês corre tão rápido que chega 100 metros em menos de 10 segundos, ultrapassando a maioria dos humanos, incluindo o ex-velocista jamaicano Usain Bolt.

Pesando 83 quilos, o robô chamado Black Panther 2.0, é um projeto de pesquisadores da startup Mirror Me em parceria com a Universidade de Zhejiang. Assim como a maioria das empresas de robótica da China, a sede da startup é em Hangzhou. Desse modo, o robô velocista se junta a uma trupe de robôs quadrupedes como diversas habilidades.

De acordo com a mídia estatal chinesa, o design do robô se baseia nas patas e juntas de panteras-negra, melhorando a mobilidade em alta velocidade. Aliás, o robô chinês quer ultrapassar também os animais em termos de velocidade e mobilidade.

No caso dos humanos, o robô chinês com pouco mais de meio metro pode chegar a 100 metros em menos de 10 segundos, segundo a imprensa chinesa.

Em um vídeo, os criadores do robô chinês afirmam que o Black Panther 2.0 chega ao pico de 10,4 metros por segundo, 0,04 pouco menos que o recorde de Usain Bolt, de 10,44 metros por segundo. Para ser quase tão rápido quanto Bolt, o robô chinês conta com estruturas de fibra de carbono nas “patas” para manter o equilíbrio.

Veja:

Além disso, a China revelou que o Black Panther 2.0 usa inteligência artificial, incluindo Machine Learning, para adaptar sua movimentação aos arredores. No entanto, o que a imprensa chinesa não detalha é o cenário de uso pensado pelos engenheiros para criar um robô tão rápido assim.

Anteriormente, como revelamos aqui no Giz, a China desenvolve robôs com propósitos de segurança. O Lynx, por exemplo, cujo gingado mostramos em uma matéria recente, é um robô chinês que se adapta a ambientes inóspitos, mas com uma velocidade máxima de 4,9 metros por segundo.

Por outro lado, o robô chinês tão rápido quanto Usain Bolt pode servir, por exemplo, para operações de logísticas que demandam agilidade.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas