O Batman tinha uma abaixo da sua mansão fora de Gotham. Osama Bin Laden foi encontrado em uma no Paquistão. Esconderijos subterrâneos são uma parte integral da fantasia da cultura popular e eventos da vida real – mas sejam eles falsos ou reais, estão sempre envoltos em intriga. E, francamente, eles são legais demais.

E eles também são bastante comuns. Em um artigo na Vanity Fair, descobrimos que em cidades onde a preservação histórica é uma questão fundamental – como Londres – mais e mais pessoas estão expandindo suas casas para baixo, cavando espaço abaixo dos seus lares vitorianos para “centros de recreação subterrâneos, quartos de simulação de golf, quadras de squash, pistas de boliche, salões de beleza, salões de festas, e elevadores de carros para garagens subterrâneas.”



Em outros casos, a paisagem em di dita os termos do esconderijo – em alguns casos abaixo, por exemplo, você vai ver prédios inteiros esculpidos em pedras e penhascos. E, muitas vezes, um espaço subterrâneo é o lugar perfeito para armazenar materiais sensíveis, como fotos antigas ou até servidores de internet.

Abaixo, você vai encontrar uma coletânea de esconderijos que guardam tudo, de casas luxuosas a brigadas de bombeiros.


Villa Vals, uma casa na Suíça, foi construída dentro de uma montanha porque a vila mantém regras rígidas sobre casas que perturbam a beleza natural do vale alpino.

original (1)original


Esta é uma colônia inteira de lares subterrâneos – também na Suíça.

original (2) original (3)


A Pionen Data Center é a maior provedora de internet da Suécia, localizada a 30 metros abaixo do solo em Estocolmo. Ela pode suportar o impacto de uma bomba de hidrogênio.

original (4) original (5)

Fotos: Atlas Obscura


Este é um bunker abandonado na costa do Senegal, a sul de Dakar. Com vista para o Oceano Atlântico, é conhecido popularmente como “La Caverne”

ku-xlarge

Foto: Atlas Obscura


Caso os EUA sofra ameaça de ataque nuclear, o governo vai se esconder em um abrigo no porão do Greenbrier Resort, em West Virginia. Ele foi mantido em segredo até 1992.

original

Foto: Atlas Obscura


A Toca do Lobo era o esconderijo secreto de Hitler nas florestas da Polônia. Ela serviu como sede das forças nazistas no Leste Europeu.

ku-xlarge (1)

Foto: Wikipedia


Este era o esconderijo secreto de Osama Bin Laden em Abbottabad.

ku-xlarge (2)

Foto: Faisal Mahmood/Reuters


Esta antiga mina de calcário é onde a Corbis armazena todas as suas fotos, desde a imagem icônica de Rosa Parks sentada em um ônibus até a foto de Einstein mostrando a língua.

ku-xlarge (3)


Esta é a base naval de Olavsvern, na Noruega. Esculpida na encosta de uma montanha, a instalação militar está inativa atualmente.

ku-xlarge (4)


A Palm Springs Elrod House – e as suas janelas de vidro retráteis – apareceu em 007 – Os Diamantes São Eternos. Eis um esconderijo secreto respeitável, Ele foi projetado por John Lautner, o arquiteto por trás de muitas casas de Los Angeles nos anos 1960 e 1970.

original (6) original (7)


Acredite ou não, este é um departamento de bombeiros super eficiente em energia construído nos Alpes Italianos.

original (8)original (9)


Viva em Waterwood Estate, no estado do Ohio, e você provavelmente dificilmente vai sair de casa. Ele é formado por quartos de vidro interligados que escondem coisas como cinco cozinhas, uma piscina coberta e um heliporto. Privacidade ao máximo!

ku-xlarge (5)


Para entrar em Point Place, em Laguna Beach, você passa por um elevador hidráulico no nível da rua. E então precisa percorrer um caminho subterrâneo para chegar à casa, que não é visível da estrada.

ku-xlarge (6)  original (10)


Esta casa no Arizona é outro exemplo de lar ultra-privado. Construída na lateral de uma pedra, ela também tem um quarto de visitas e uma parte destinada a uma livraria com um quarto de pânico.

ku-xlarge (7)