A primeira missão totalmente privada à Estação Espacial Internacional (ISS) terá início nesta sexta-feira (8). Quatro tripulantes da startup Axiom Space partirão rumo ao laboratório orbital a bordo de um foguete Falcon 9, da SpaceX. 

São eles Michael López-Alegría, astronautaespanhol aposentado da NASA e comandante da missão, Larry Connor, empresário norte-americano e piloto acrobático, Mark Pathy, empreendedor e filantropo canadense, e Eytan Stibbe, investidor e ex-piloto da Força Aérea de Israel. 

O grupo passará 10 dias no espaço realizando dezenas de estudos científicos. Entre eles, está o teste do capacete desenvolvido pela startup israelense brain.space, que tem como objetivo medir a atividade cerebral do usuário. Saiba detalhes neste texto do Gizmodo Brasil.

O lançamento está marcado para 12h17 (horário de Brasília) desta sexta-feira (8) no Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida. O evento será transmitido ao vivo pela Axiom Space.

Os tripulantes devem chegar à ISS por volta das 8h30 do dia seguinte. Lá, se juntarão aos astronautas americanos Raja Chari, Kayla Barron e Thomas Marshburn, ao alemão Matthias Maurer e aos russos Sergey Korsakov, Oleg Artemyev e Denis Matveev.

Como explicou o jornal Folha de S.Paulo, a missão privada está sendo vista pelo setor aeroespacial como um ponto de virada na mais recente expansão de empreendimentos espaciais comerciais conhecidos como economia de órbita baixa da Terra, ou “economia LEO”.

A Axiom Space não deve sair dos noticiários tão cedo. Em 2020, a empresa foi selecionada pela NASA para projetar e desenvolver uma nova ala comercial para a ISS. Além disso, a startup já contratou a SpaceX para realizar outras três missões programadas para os próximos dois anos.