1º sistema de triagem em massa para Covid tem sensibilidade de 97%
Um grupo de pesquisa espanhol desenvolveu o primeiro método de triagem em massa patenteado para casos de Covid-19. O modelo, baseado em inteligência artificial, determina instantaneamente o nível dos riscos de uma pessoa ter contraído a doença, com uma sensibilidade de 97%.
O método consiste em lavar as mãos com gel hidroalcoólico, cheirá-lo e usar um código QR para responder a um pequeno questionário. O primeiro protótipo do dispositivo está na entrada do Hospital Universitário Sant Joan, em Reus, Espanha. A pesquisa foi publicada na Scientific Reports.
O sistema consiste em um gel hidroalcoólico com concentração de essência cítrica. “Sabíamos pelos resultados de pesquisas anteriores que esse aroma é um dos primeiros que os pacientes com Covid não conseguem perceber quando perdem o olfato”, explicou o pesquisador Eduard Llobet.
Fase de testes da triagem
Participaram do estudo aproximadamente 500 pacientes que compareceram ao pronto-socorro do Hospital Universitário e aos centros de atenção primária de Reus durante a pandemia. Eles tiveram que esfregar as mãos com o gel e cheirá-las após três segundos. Os resultados eram negativos para quem reconhecesse a fruta cítrica e positivos para os que não sentissem o cheiro do gel ou não fossem capazes de detectar um aroma.
Em seguida, os participantes deveriam preencher um questionário com o resultado do teste do olfato e dados como idade, sexo e presença ou ausência de sintomas. Depois das respostas, eles receberam um teste de PCR para confirmar o resultado.
“O que desenvolvemos não é um teste diagnóstico, mas um sistema de triagem que visa detectar o máximo possível de positivos e prevenir falsos negativos para a Covid”, explicam os pesquisadores. O número de falsos negativos dos testes de antígenos disponíveis atualmente é de 20%.
O protótipo está perto de chegar ao mercado e estará em hospitais, residências, escolas ou transporte público na Espanha. O objetivo é que as pessoas que estejam cientes de seus riscos de propagação do vírus, ajudando a interromper as cadeias de transmissão.