Um bom dia começa com uma boa noite de sono. Se você tem dormido pouco, mal, acorda sempre cansado ou não consegue relaxar, um bom ponto de partida é entender o que acontece enquanto você está na cama.

Para isso, alguns aplicativos podem monitorar o seu sono e dizer se ele está leve demais, se você ronca ou se acorda sem perceber. Alguns deles ainda contam com recursos extras, como despertadores mais graduais e suaves, para você não tomar um susto e acordar aos poucos, e sons relaxantes para pegar no sono.

Sleep Cycle

O Sleep Cycle foi um dos primeiros apps de monitoramento de sono a conseguir alguma popularidade, há alguns anos, e ele continua sendo uma das melhores opções. O carro-chefe do aplicativo é o despertador inteligente. Durante um período de 30 minutos, ele analisa as fases do seu sono para entender quando é o melhor momento de tocar. A promessa é de um despertar mais suave, quando o sono já está mais leve, para te deixar menos grogue pela manhã.

Além disso, o Sleep Cycle monitora o sono usando o microfone do aparelho — basta deixá-lo numa mesinha ao lado da cama — para medir a qualidade do seu sono e gravar sons como tosse e ronco, que talvez você não perceba. Há ainda dicas para dormir melhor, sons relaxantes e historinhas para pegar no sono.

Sleep Cycle: Android | iOS

Sleep as Android

O Sleep as Android é um dos apps mais completos de monitoramento de sono e auxílio para dormir. Além de muitos dos recursos presentes no Sleep Cycle, ele vai além e tem compatibilidade com muitos smartwatches e pulseiras fitness — a Mi Band, bastante popular por aqui, funciona com o app, por exemplo.

Mesmo que você não tenha um aparelho desse tipo, pode usar seu celular tanto na cama, recorrendo ao sensor de movimento, quanto na mesa, aproveitando o microfone, para monitorar como dorme. O Sleep as Android tem ainda uma análise bem completa da qualidade e do tempo do seu sono, canções de ninar e captchas para desligar o despertador e garantir que você está realmente acordado.

Sleep as Android: Android

Assine a newsletter do Gizmodo

Pillow

O Pillow é mais um aplicativo para acompanhar seu sono com o microfone ou o sensor de movimentos do seu smartphone e tocar o despertador em um momento de sono mais leve. Além disso, ele também ajuda a programar sonecas durante o dia, sugerindo durações — 20 minutos para um cochilo rápido ou uma hora para um ciclo de sono completo, por exemplo.

Uma informação interessante é que o Pillow não compila dados nem exige cadastro: todos os dados ficam no seu iPhone, e dá para fazer backup no próprio iCloud. Além disso, também dá para usar o Apple Watch no monitoramento. Alguns recursos, como monitoramento de humor e análise avançada do sono, estão disponíveis apenas para quem assina o Pillow Premium, com preços que variam entre R$ 29,90 (um mês) e R$ 199,90 (um ano).

Pillow: iOS