Cultura

3 legados que o Sana 2024 deixou para a cultura geek

Primeira parte da edição 2025 do evento já tem data marcada
Imagem: SANA/Reprodução

Embora existam fãs de cultura pop em todos os cantos do Brasil. A maioria dos eventos que celebram essa paixão são realizados na região sudeste, normalmente no estado de São Paulo. É uma realidade que acaba excluindo fãs que vivem em outras regiões do país. Mas existem grandes exceções como o SANA. 

O SANA é o maior evento de cultura geek do Norte/Nordeste e uma dessas exceções à regra. Realizada duas vezes por ano em Fortaleza, a feira mobiliza milhares de fãs de animes, quadrinhos, filmes e séries, que prestigiam o evento que ocorre tradicionalmente no Centro de Eventos do Ceará.

A feira começou como uma modesta mostra de animações japonesas. Mas após mais de duas décadas e mais de cinquenta edições realizadas, o evento é hoje um dos maiores do Brasil.

O Giz Brasil realizou a cobertura da segunda parte do SANA 2024, entre os dias 12 e 14 de julho, que contou com atrações temáticas, meet and greets com influenciadores digitais, dubladores e uma grande estrela internacional, a atriz Tichina Arnold, intérprete de Rochelle em “Todo Mundo Odeia o Chris”.

Os legados do SANA 2024

Cultura Pop no Nordeste

Embora os animes representam parte importante do evento — principalmente pelo papel chave que tiveram nos primórdios da celebração — , outros segmentos da cultura pop têm bastante espaço no evento. 

Além dos tradicionais estandes, o SANA conta com as chamadas salas temáticas, espaços totalmente dedicados a alguns ícones da cultura pop. Na última edição, por exemplo, existiam salas dedicadas aos filmes de terror, Harry Potter, Star Wars e cultura japonesa, por exemplo.

Os fãs da cultura coreana também podem encontrar atrações relacionadas aos doramas e ao K-Pop, gênero musical que tem conquistado cada vez mais espaço no ocidente, com artistas muito populares e respeitados no mundo da música, como é o caso de BTS e Blackpink.

Ainda tem espaço para inovação, como o projeto que utiliza descartes eletrônicos para construir robôs, que puderam ser testados pelo público na última edição.

Projetos de impacto social

Uma das principais diferenças do SANA em relação a outros eventos populares no país é a importância dos projetos de impacto social no evento. Além dos ingressos serem mais acessíveis ou com desconto para quem realiza doações de alimento, há também uma iniciativa muito bem sucedida para levar cultura a jovens carentes.

O GeekAção, leva jovens de rede pública gratuitamente ao SANA. Além de gratuidade no ingresso, parcerias com o governo municipal e estadual, garantem transporte aos estudantes que moram nas regiões mais distantes da área mais central de Fortaleza.

Outro projeto interessante promove a adoção de animais resgatados das ruas durante todos os dias em que o evento de cultura pop acontece. O projeto funciona logo no hall de entrada do evento, área onde não é necessária a apresentação de ingresso. Isso possibilita que muitas pessoas compareçam ao evento de adoção e ajudem ONGs e ativistas da causa animal a encontrarem lares para os pets.

Sana 2024: Tichina Arnold é a principal atração do 3º dia do evento geek

“GeekAção” leva cultura a mais de 50 mil jovens carentes no Sana 2024

Engajamento com fãs

Com mais de 20 anos de existência, os organizadores do evento nordestino mostram ano após ano que o SANA segue com muito potencial para mobilizar muitos fãs de cultura pop. Além disso, o evento vai se tornando uma marca cada vez mais sólida e reconhecida em todo o país.

O evento proporciona uma série de experiências que engajam os fãs. Com destaque para a presença de convidados especiais, como os influenciadores e artistas, possibilitando que os fãs do nordeste tenham as mesmas experiências das pessoas que comparecem em eventos do tipo realizados na região sudeste.

O sucesso de mais uma edição é importante para mostrar a força do evento na região nordeste. Cada vez mais o SANA tem atraído pessoas de outros estados. E tem servido de modelo para organizadores de eventos semelhantes em outras partes do país, principalmente, no campo do impacto social.

A primeira parte da edição 2025 acontecerá entre os dias 24, 25 e 26 de janeiro.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas