3ª tentativa: missão Artemis 1, da NASA, já tem nova data para viagem à Lua
Após uma sequência de atrasos e falhas, a NASA anunciou que pretende fazer uma nova tentativa de lançamento da missão Artemis 1 no próximo dia 14 de novembro.
Atualmente, o foguete SLS (sigla para “Sistema de Lançamento Espacial”) e a espaçonave Orion estão abrigados no interior do prédio de montagens da agência espacial – desde que o furacão Ian varreu o estado da Flórida, nos EUA, no final do mês passado.
Segundo a NASA, inspeções e análises indicam que o foguete terá que passar por uma manutenção mínima, incluindo consertar pequenos danos na espuma de proteção térmica do tanque de combustível do SLS. Além disso, é previsto a substituição ou recarga de baterias do foguete, de experimentos a bordo, além do sistema de terminação de voo – responsável por destruir o foguete caso ele saia do curso.
A expectativa é que o foguete seja liberado para se locomover até a torre de lançamento no próximo dia 4 de novembro.
O lançamento do dia 14 terá uma janela de lançamento de 69 minutos, a partir das 13h07 (horário de Brasília). Se a decolagem ocorrer como o planejado, a missão da Artemis 1 terá duração de cerca de 25 dias, sendo concluída com a Orion retornando à Terra no dia 9 de dezembro.
Caso ocorra algum imprevisto técnico ou meteorológico, a NASA pretende fazer novas tentativas de lançamento nos dias 16 ou 19 de novembro. Nesse caso, essas janelas de lançamento teriam duração de duas horas, porém, a decolagem ocorreria durante a madrugada, às 02h04 e 02h45, respectivamente.
A missão Artemis 1 é um teste de lançamento não tripulado para impulsionar a nave Orion em uma viagem de ida e volta à Lua. O objetivo é testar os hardwares e os sistemas do foguete e da nave, certificando que eles são seguros para retomar o envio de astronautas para a superfície lunar.