Nos últimos anos, as novas tecnologias de comunicação se tornaram importantes aliados no processo de ensino, melhorando o dialogo entre alunos e professores; otimizando a aprendizagem; além de servir de apoio para trabalhos de escola.
Atualmente, existe uma série de recursos – muitos deles gratuitos – disponíveis na internet, podendo ser aproveitados tanto no ensino presencial como no remoto.
Aqui estão apenas 5 exemplos das muitas ferramentas online que facilitam a comunicação e aprendizado de alunos e professores.
1. Google Classroom
Em tempos de pandemia, a plataforma do Google foi uma grande aliada para garantir o ensino remoto e otimizar as aulas durante a pandemia. Com o Google Classroom, os professores podem se comunicar com alunos, promover debates, além de compartilhar avisos e tarefas. Neste mês de março, por exemplo, o Google começou a disponibilizar a versão beta do “Practice Sets”, uma ferramenta de inteligência artificial que ajudará os alunos a responder questões de álgebra e matemática.
A plataforma pode ser acessada tanto no navegador do computador, quanto em dispositivos Android.
2. YouTube Edu
O YouTube conta com uma versão com conteúdo inteiramente educacional, oferecendo uma série de playlists com vídeos sobre os mais variados temas, selecionados de diversos canais da plataforma. Com o YouTube Edu, é possível acessar vídeos que contam a história da Rússia e Ucrânia, explorar curiosidades da Amazônia ou aprender sobre química orgânica, por exemplo.
Para acessar, basta acessar o link: https://www.youtube.com/EDU
O YouTube também conta com uma seção exclusiva para professores, o YouTube Teachers.
3. TV Escola
Outra fonte de informações para os alunos é a TV Escola, que reúne mais de 1.000 horas de conteúdo educativos gratuitos para educação básica no YouTube e em outras plataformas digitais.
O canal no YouTube também possui playlists para cada programa da emissora educacional, incluindo vídeos para quem está se preparando para prestar o Enem.
4. Canva for Education
A ferramenta de design gráfico online “Canva” também conta com uma versão educacional, oferecendo de forma gratuita para alunos e professores a possibilidade de criar materiais visuais para aulas e trabalhos. A ideia aqui é estimular a criatividade dos estudantes.
Para professores, basta acessar a plataforma e fazer o cadastro gratuito. Já os alunos têm acesso a uma extensa biblioteca de templates gratuitos para ser usar em trabalhos.
5. Calculadora científica do Google
O Google também disponibiliza uma calculadora científica que permite realizar cálculos aritméticos, de funções, constantes físicas, conversões de base, entre outros. Para acessar a calculadora, basta digitar a palavra “calculadora” na aba de pesquisa do Google.