Austrália adota o Minecraft como ferramenta educacional nas escolas

O Departamento de Educação de New South Wales, na Austrália, adotou o Minecraft como ferramenta educacional. Veja como é dinâmica da aula
Imagem: Minecraft Education Edition/Reprodução

Minecraft é um dos jogos mais populares dos últimos anos, principalmente entre crianças e adolescentes. Na Austrália, 0 Departamento de Educação de New South Wales resolveu aproveitar o sucesso do game e adotá-lo como ferramenta educacional.

É impossível não prender a atenção dos alunos com a dinâmica do jogo. Além disso, as crianças aprendem, pensam e desenvolvem soluções para os desafios da humanidade.

Mas se você está pensando que a aula é uma bagunça, onde alunos jogam aleatoriamente e sem nenhum propósito, está muito errado! A atividade na sala é assim: no primeiro momento a aula é expositiva, com o professor apresentando o tema e explicando conceitos teóricos.

Depois, os alunos são incentivados a debater o problema e expor suas ideias para contornar a situação proposta pelo professor. Aí colocam a mão na massa e constroem, dentro do jogo, as possíveis soluções debatidas.

O Minecraft Education foi lançado no final de 2016, e o Departamento de Educação de New South Wales concedeu acesso gratuito para todas as escolas sob sua jurisdição. O game está se popularizando ainda mais após a adição de um recurso que educa os alunos sobre mudanças climáticas.

O professor enxerga que a metodologia de ensino com o Minecraft não é uma adição ao currículo letivo, mas sim uma ferramenta que contribui para que os objetivos definidos no currículo já existente sejam alcançados.

A seguradora australiana NRMA, em parceria com a Thinkerbell, uma agência de relações públicas, lançou o Climate Warriors, um jogo dentro Minecraft que ensina crianças de até sete anos a protegerem suas casas de incêndios florestais.

Incêndios florestais são uma preocupação real para algumas regiões australianas. Em 2020 um dos piores incêndios da história aconteceu na costa oeste do país da Oceania e especialistas estimam que aproximadamente três bilhões de animais foram afetados direta ou indiretamente pelos incêndios.

O jogo exige dos alunos colaboração, resolução de conflitos, pensamento crítico e também autocontrole.

 

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas