5 recursos que já tinham no Pixel 7 antes do iPhone 15
Na última terça-feira (12), a Apple anunciou o tão aguardado iPhone 15, chamando a atenção pelos preços dos novos modelos, mas também por seus supostos “recursos inovadores”. Embora a Apple seja popular no mercado, alguns desses novos recursos do iPhone 15 já existiam no rival Pixel 7 — smartphone do Google, lançado no ano passado.
A Apple, inclusive, decidiu não seguir o hype da IA generativa, focando apenas na “IA intuitiva” para apresentar a maioria de suas novidades.
No entanto, será que essas novidades são, de fato, revolucionárias? Aparentemente, algumas sim, outras não. Por isso, vamos listar abaixo cinco recursos que a Apple anunciou para o iPhone 15 que já existiam no Pixel 7.
1. Isolamento de voz durante ligações
A Apple divulgou que o iPhone 15 terá uma melhor qualidade de áudio durante as chamadas. Graças a um novo modelo de aprendizado de máquina, ele prioriza automaticamente a voz e pode filtrar ruídos de fundo, quando o usuário selecionar o modo “isolamento de voz” durante a ligação.
A novidade surge um ano depois do Google apresentar um recurso semelhante durante o evento “Made for Google” de 2022 — quando lançou oficialmente os Pixel 7 e Pixel 7 Pro.
Esse recurso é o “Chamadas Nítidas” e, assim como a nova série iPhone 15, a linha Pixel 7 já consegue suprimir ruídos de fundo para eliminar sons distrativos como vento e tráfego de veículos.
2. Remoção automática de desfoque em fotos
No iPhone 15, o aprendizado de máquina agora detecta automaticamente se uma pessoa ou animal de estimação (apenas gatos e cães, aparentemente) está no enquadramento e alterna para adicionar o efeito bokeh.
Além disso, para maior controle criativo, os usuários também podem ajustar o ponto de foco após a foto ter sido tirada.
Embora novidade no iPhone 15, os usuários do Google Pixel 7 e Google Pixel 7 Pro já conhecem esse recurso. Usando a ferramenta de edição do Google Fotos, é possível escolher quais assuntos desfocar e manter em foco.
There's nothing more true than a genuine friendship! 🤝 pic.twitter.com/gbd8EIo9tC
— Made by Google (@madebygoogle) June 22, 2023
3. Transcrição automática de mensagens de voz:
Anunciado durante a WWDC 2023, em junho, o novo recurso do vindouro iOS 17 transcreve mensagens de voz automaticamente. Portanto, se o usuário não puder ouvir mensagens de voz por qualquer motivo, é possível simplesmente ler a transcrição.
Parece revolucionária a novidade do iPhone 15, mas o Google anunciou um recurso semelhante para o Pixel 7 e Pixel 7 Pro em outubro passado. Atualmente, ambos aparelhos do Google já contam com transcrição de mensagens de áudio em quatro idiomas: inglês, japonês, alemão, francês e espanhol.
4. 8 GB DE RAM
Tradicionalmente, a Apple não informa publicamente a memória RAM do iPhone, mas o site MacRumors confirmou que o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max terão 8GB de RAM. Já o iPhone 15 e o iPhone 15 Plus ainda terão 6 GB de RAM, assim como toda a linha iPhone 14.
Enquanto isso, o Pixel 7 tem 8 GB de RAM. Já o Pixel 7 Pro possui incríveis 12 GB de RAM.
5. USB-C
A Apple nunca teve intenções de abandonar seu conector Lightning — possivelmente pelo grande lucro que obteve ao licenciar o padrão exclusivo para outros fabricantes. No entanto, após a União Europeia exigir que fabricantes adotem a entrada USB-C como padrão, a Apple não teve escolha senão trocar o Lightning pelo USB-C.
A entrada USB-C não é novidade para os usuários de aparelhos Android, pois já existe há vários anos e em dispositivos de diversas marcas. A linha Pixel conta com o USB-C desde o seu lançamento em 2016.
Ou seja, o iPhone está sete anos atrasado. A boa notícia, é que daqui para frente não será mais necessário sair com um cabo separado para carregar seu iPhone.