_Cultura

5 toques importantes antes de ver a estreia de “Matrix Resurrections”

Franquia protagonizada por Keanu Reeves, além dos filmes, também tem uma extensa guia de quadrinhos, jogos e curtas animados. Confira tudo desse fenômeno

matrix

Imagem: Divulgação/Matrix 4

O que são 18 anos? Uma ETERNIDADE para quem é fã da franquia Matrix!

Após esse tempo todo de espera, nesta quarta-feira (22) finalmente estreia nos cinemas o esperado “The Matrix Resurrections”, sucede “Matrix Revolutions”, de 2003.

Protagonizado desde o início pelo ator Keanu Reeves, além dos filmes, Matrix também tem uma extensa guia de quadrinhos, jogos e curtas animados. A saga moldou uma geração toda de cibernéticos.

Se você vai conferir a nova produção, separamos toques importantes relacionados ao filme: o que assistir, jogar e detalhes para entender tudo de um dos maiores sucessos do cinema. Veja:

1. Trilogia dos filmes

Quem deseja maratonar apenas a trilogia principal de Matrix antes de ver “The Matrix Resurrections”, basta seguir os filmes na mesma ordem em que foram lançados, afinal eles seguem uma mesma história em continuação direta. Essa trilogia pode ser assistida na HBO Max e no Telecine.

2. Coletânea Animatrix

Além da trilogia principal, no entanto, a franquia ganhou uma série de curtas animados, que misturam computação gráfica e anime. Chamados de Animatrix, eles foram lançados em 2003, compostos por nove histórias à parte do enredo central.

Segue abaixo a lista na ordem para acompanhar os animatrix. Para assistir à coletânea de curtas é necessário alugar ou comprar no YouTube.

3. Quadrinhos

Além dos curtas e da trilogia principal, Matrix também deu origem aos quadrinhos que foram inicialmente lançados exclusivamente no site oficial da Matrix em 1999, e assim foi até 2003. Foram mais de 20 quadrinhos publicados nesse período, que foram posteriormente coletados em dois volumes impressos. Mas, se você é fã de HQs e deseja ver toda essa história, vale a pena conferir o “The Matrix Comics” uma coletânea da edição impressa especial do 20º aniversário da franquia.

4. Matrix games

Assim como no cinema, Matrix também apareceu com uma trilogia no mundo dos videogames. O primeiro jogo foi lançado em 2003 e os dois últimos em 2005. Confira:

5. Onde jogar

Para quem ainda não jogou e desejar conhecer a trilogia do game, as opções são limitadas. Enter the Matrix foi lançado para PC, PlayStation 2, Xbox e GameCube, então cópias impressas desses discos podem ser compradas, mas o jogo não está acessível online ou digitalmente.

The Matrix: Path of Neo também foi lançado para PC, PlayStation 2 e Xbox. Da mesma forma, pode ser reproduzido com CDs em seus consoles originais, mas não está mais disponível de forma online. Já The Matrix Online está completamente inacessível.

Trailer

Confira o segundo trailer oficial do quarto filme da franquia, que estreia nesta quarta-feira (22). E descubra mais detalhes sobre o desenrolar da trama.

 

Sair da versão mobile