5G chega à cidade de São Paulo na quinta-feira (4); entenda
O sinal 5G deve ser ativado em São Paulo, capital, na próxima quinta-feira (4), segundo apurou o jornal O Estado de S. Paulo. De acordo com a publicação, as informações são do conselheiro da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), Moisés Queiróz Moreira, que chefia o grupo de limpeza das faixas onde o sinal de internet vai passar.
A tecnologia 5G chegou ao Brasil no dia 6 de julho — primeiro, em Brasília. São Paulo é a quinta capital do país a receber o sinal da tecnologia, que já chegou a Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa.
A implementação do 5G deve ser oficializada em reunião do “Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz”, que acontece na próxima terça-feira (2).
Os técnicos estavam realizando uma limpeza na faixa onde o sinal 5G irá transitar, já que ela é a mesma pela qual passam os sinais de TV de antenas parabólicas. Ao final deste processo, as operadoras que arremataram os lotes de frequência no leilão realizado em novembro do ano passado enfim serão liberadas para ativar o sinal.
Ao Estadão, Moisés Queiroz Moreira afirmou que as operadoras estão instalando um número de antenas perto do dobro do que foi exigido pela ANATEL. As 892 antenas instaladas por Claro, Tim e Vivo, já correspondem a 20% do total de pontos de sinal para a cobertura da tecnologia 4G, o que de acordo com Moreira é um indicativo de que as empresas estão empenhadas em expandir a cobertura “o mais rápido possível”.
O 5G oferece uma latência consideravelmente menor do que a tecnologia anterior, podendo ser até 100 vezes mais rápida. Com ele, a expectativa é que haja uma aceleração em tendências tecnológicas que necessitam de baixo tempo de resposta, como o desenvolvimento de veículos autônomos, telemedicina, games em nuvem e o famoso metaverso, conceito no qual as principais empresas de tecnologia do planeta vêm investindo pesado.
Não é necessário pagar nenhum valor adicional para as operadoras de telefonia móvel para poder usar a tecnologia. O sinal será liberado gratuitamente, no entanto, para usufruir do 5G é preciso que o smartphone tenha compatibilidade com o recurso.
É possível conferir se aparelho é compatível nesta lista que ANATEL disponibiliza com todos os celulares com suporte à tecnologia. Para conferir a relação completa, é só clicar neste link.