A Apple ainda não anunciou a data oficial da estreia do iPhone 14, e os rumores sobre quando o lançamento deve acontecer têm sido conflitantes.
No último fim de semana, o especialista em vazamentos Max Weinbach afirmou no Twitter que a Apple deverá apresentar os novos iPhones no dia 6 de setembro – data que cai na primeira terça-feira do mês. Ele diz, ainda, que o início das vendas deve acontecer no dia 16 de setembro.
Weinbach disse que escutou esta informação de alguém de confiança. Porém, ele mesmo afirma não ter 100% de certeza que o evento será nesta data, conforme aponta no tuíte abaixo:
fwiw I heard September 6th event and iPhone's on sale on the 16th
not 100% sure, but around there seems right. https://t.co/X2vbu2XyiC
— Max Weinbach (@MaxWinebach) August 7, 2022
iPhone 14 quebrará a tradição?
Caso esse rumor de Weinbach se mostre verdadeiro, esta seria uma quebra de tradição da Apple. Nos últimos anos, as novas linhas de iPhone vêm sendo lançados sempre na segunda terça-feira de setembro.
O iPhone 13, por exemplo, foi lançado na segunda terça-feira do mês, em 14 de setembro do ano passado. O mesmo aconteceu com os lançamentos do iPhone 11, iPhone X, iPhone 8, iPhone 6, iPhone 5C e iPhone 5S.
As exceções foram o iPhone 5, iPhone 7, iPhone XS e iPhone XR, que foram lançados nas primeiras ou segundas quartas-feiras de setembro. Já o iPhone 12 teve a sua estreia em outubro, por conta dos reflexos da emergência da pandemia.
Além disso, conforme lembrou o site Times of India, entre os dias 4 e 8 de setembro ocorre o IFA Berlin 2022, um tradicional congresso de tecnologia da Alemanha voltado para a exposição de produtos eletrônicos de consumo. De acordo com o site, é improvável que a Apple queira disputar espaço na mídia com outro evento tecnológico simultâneo.
Dessa forma, é esperado que a tradição de lançamentos de iPhones seja seguida também neste ano, com o iPhone 14 sendo lançado na segunda terça-feira de setembro, ou seja, no dia 13 de setembro.
Mas, claro, nada impede que a empresa da maçã possa antecipar ou mesmo adiar o lançamento. Como já falamos aqui no Gizmodo Brasil, restrições em fábricas chinesas para contenção de surtos de Covid-19, bem como outras questões geopolíticas podem acabar atrasando a produção dos novos iPhones.
Segundo o site MacRumors, a Apple já começou a gravar os vídeos que serão apresentados durante o evento de setembro. Além do iPhone 14, é esperado também o lançamento da nova linha Watch Series 8.