Nove aplicativos web que podem substituir os programas de desktop
Alguns anos atrás, tentar se mudar para uma existência totalmente online não era uma opção muito prática, mas agora aplicativos web estão cada vez mais poderosos e você pode fazer, a partir do seu navegador, quase tudo que faria do desktop (embora de forma limitada). Aqui vão nossas escolhas atuais para aplicativos online por aí.
• Os melhores aplicativos para saber das notícias antes de todo mundo
• Sete aplicativos do Android que realmente funcionam direito nos Chromebooks
Outlook para email
Há várias opções para escolher nessa categoria, mas o Outlook ganha uma indicação agora que acabou de receber uma boa reformada — a versão online do aplicativo de email da Microsoft agora tem um visual mais limpo, mensagens fixadas, melhor contato e integração com agenda. O apoio a imagens também foi melhorado.
Google Play Music para música
O Google Play Music costuma desaparecer ao lado de gigantes como o Spotify e o Apple Music, mas na verdade é uma das melhores opções por aí, particularmente se você não quer pagar uma taxa mensal (mas você pode, se quiser). Você pode fazer o upload de 50 mil faixas de áudio local para a nuvem e tocá-las de lá, gratuitamente.
Plex para filmes e televisão
Se você não quer se render ao Netflix, Hulu, HBO ou qualquer um desses serviços, o Plex deixa você montar sua própria biblioteca de mídia que você pode acessar de qualquer lugar na internet (você vai precisar baixar o software de desktop, mas o aplicativo principal está online). Muitas das funções do Plex são grátis para usar, mas uma versão premium também está disponível.
Google Drive para textos
O Google Drive não precisa de introdução para a maioria de vocês, se você depender dele tanto quanto a equipe do Gizmodo depende. É claro que também tem tabelas e apresentações, mas é o limpo e rápido processador de texto que realmente se destaca por sua utilidade — você sabia que você pode fazer link para documentos além de sites?
Hangouts para chamadas em vídeo
Desculpa colocar mais um aplicativo Google na lista, mas a companhia de Mountain View é uma das pioneiras em aplicativos online e fez mais esforços nesse sentido do que a maioria das outras. O Hangouts funciona com Gmail e Google+, assim como um aplicativo separado do Chrome, mas se você quiser uma alternativa, se mantenha atento ao beta do Skype for Web.
Prezi para apresentações
O Prezi é um programa de apresentação leve, grátis e intuitivo, que você pode acessar através do seu navegador. Mas se você não quiser pagar, todas as suas apresentações serão públicas. O que faz o Prezi se destacar é a qualidade da interface e a facilidade com a qual você pode criar alguns slides muito bonitos, mesmo que não seja um exímio apresentador.
Pixlr Editor para edição de imagens
O Pixlr Editor parece com o Photoshop e age como o Photoshop. Portanto, se você tiver familiaridade com o gigante da edição de fotos da Adobe, não vai demorar muito para se adaptar ao Pixlr Editor. Camadas, filtros e ferramentas avançadas, como o carimbo clone, são suportados no aplicativo, e é difícil achar algo melhor em termos de aplicativos online para a edição de imagens.
YouTube Editor para edição de vídeo
Quando se trata de edição de vídeo, a maioria de nós se satisfaz com alguns cortes para conseguir costurar uma cena. O YouTube Editor é perfeito para o trabalho e deixa você acrescentar títulos, música, fotos e mais aos seus vídeos. E, obviamente, tudo o que você subir para o YouTube está pronto para ser editado.
TwistedWave para edição de áudio
Se você precisa de algo como o Audacity, então você pode ir para o seu navegador e dar uma olhada no TwistedWave: ele se conecta direto ao seu Google Drive e SoundCloud e é capaz de tirar o áudio de vídeos também. Todos os básicos da edição e efeitos estão disponíveis, e aplicativos de desktop e mobile também estão disponíveis se você precisar deles.
[Imagem de cabeçalho cortesia Stokkete/Shutterstock.com]