Muitos Chromebooks conseguem rodar aplicativos de Android agora, mas nem tudo que está na Google Play vai fazer sentido para o seu leve laptop – estamos olhando pra você, Snapchat. Aqui vão sete aplicativos de Android que de fato funcionam direito no Chrome OS.

• [Review] Samsung Chromebook 3: usando um navegador pra tudo
• Uns caras conseguiram fazer o Windows rodar em um Chromebook

E é impressionante: nenhum deles vem da Adobe. A companhia otimizou todos os seus aplicativos móveis para o Chrome OS, mas eles ainda parecem muito com aplicativos móveis, não de desktop. Os sete aplicativos que você vai encontrar nessa lista parecem ter sido feitos para habitar o mundo do teclado e do trackpad.

1) Quik

quickImagem: Captura de tela

Aplicativos online podem fazer um bom trabalho na maioria das situações, mas uma área onde eles definitivamente ficam para trás é quando se trata de editar vídeos. Enquanto a maioria dos Chromebooks não tem a potência necessária para uma ferramenta mais poderosa de edição de vídeo, um aplicativo leve como o Quik pode fazer maravilhas na hora de fazer aqueles cortes. Nós não sugerimos ele para fazer um curta metragem, mas é perfeito se você quer editar uma filmagem das crianças para mandar para a família e amigos.

É uma das nossas escolhas preferidas para editar em dispositivos móveis, e ele parece ser ótimo no Chromebook também. O fato dele ser desenvolvido pela GoPro não apenas permite que você faça cortes simples, mas escolher trilha sonora, filtros, e até sobrepor alguns textos maneiros nos seus vídeos. Não é o aplicativo mais avançado que existe, mas os resultados são impressionantes o bastante para você não sentir falta do iMovie.

Quik (grátis)

2) Instagram

instagramImagem: Captura de tela

Este é um caso onde ter um Chromebook definitivamente é melhor que ter um computador com Windows ou MacOS. O Instagram está disponível para navegadores, mas em uma versão reduzida e cortada, então carregue a versão para Android no seu Chromebook: você pode importar e subir arquivos de praticamente qualquer lugar, navegar pela sua página, ver o novo formato Stories, etc, etc.

Além do mais, usar o teclado do seu Chromebook deixa muito mais fácil mandar mensagens para as pessoas com aquele comentário esperto. O aplicativo ainda não foi completamente otimizado para o Chrome OS ainda (ele ainda roda numa caixa quadrada), mas ainda está funcionando completamente e é fácil de operar do seu laptop.

Instagram (grátis)

3) Dropbox Paper

dropbox-paperImagem: Captura de tela

Google e Microsoft tem pacotes de office bem poderosos e que você pode usar no seu Chromebook, mas as versões de Android para Word, Excel e PowerPoint ainda não são compatíveis com o melhor da geração atual dos Chromebooks com Android, e às vezes é bom fugir um pouco do olho que tudo vê do Google. Para suprir esse buraco atual, tente o Dropbox Paper.

Suporte offline melhorado é uma das razões para esse aplicativo sobre as alternativas online, e no geral ele tem uma abordagem mais limpa. A interface funciona bem numa tela maior, e o seu teclado e trackpad devem funcionar perfeitamente também.

Dropbox Paper (grátis)

4) Spotify

spotifyImagem: Captura de tela

Coloque esse na lista “casos onde um aplicativo de Android é melhor que a versão web”, o que é bem óbvio quando você para para pensar. O aplicativo de web do Spotify é ok e tal, mas a versão Android é melhor, e como um bônus ela fica bem bonita em uma tela grande.

Além disso você pode salvar playlists para ouvir offline, obviamente, para que você consiga sacar um som quando a sua internet cair ou você estiver preso no transporte público. Com a magia do Spotify Connect você pode enviar as canções para outros dispositivos a partir do Chrome OS.

Spotify (grátis)

5) Firefox

firefoxImagem: Captura de tela

Chrome OS é essencialmente apenas o Chrome, o que torna um pouco difícil de instalar outro navegador. Mas às vezes você não quer que o Google veja cada passo online que você dá. Se a faixa de preço de um Chromebook te agrada, mas não está com tanta vontade de usar o Google para cada pequena coisinha que faz no computador, então baixe o Firefox para Android. Ele fornece um navegador alternativo (embora otimizado para dispositivos móveis), completo com capacidades de sincronizar com o desktop.

Isso quer dizer que se você usa o Firefox em outro computador você pode sincronizar todas as suas coisas direto no Chromebook. Firefox para Android também vem com várias outras funções para você, incluindo buscas inteligentes, um sistema de abas intuitivo e uma imensa biblioteca de extensões.

Firefox (grátis)

6) Alto’s Adventure

altoImagem: Captura de tela

Outra área onde os aplicativos de Android estão bem na frente dos aplicativos web é quando se trata de jogos, e nós poderíamos escolher praticamente qualquer jogo aqui. Nós escolhemos o Alto’s Adventure já que ele fica lindo em modo paisagem, e sua compatibilidade com o trackpad (para que a tela permaneça sem obstrução).

Também é um ótimo jogo de endless runner. Se você é novo no mundo do Alto’s Adventure, a ideia é que você consiga ficar o maior tempo possível em uma descida de snowboard, ganhando pontos ao capturar lhamas, fazendo manobras e escapando dos “Elders” da montanha.

Alto’s Adventure (grátis)

7) Gmail

gmailImagem: Captura de tela

Sim, sim, sim, você pode acessar o Gmail do seu navegador, mas o aplicativo de Android é particularmente elegante em telas maiores, e vem com alguns truques que a nova versão web não apresenta, incluindo alertas customizáveis que você pode ligar e desligar para etiquetas individuais.

O aplicativo de Android também consegue lidar com múltiplas contas do Google melhor do que a versão web, e o visual é um pouco mais arrumado também. Além do mais, você pode passar pelas mensagens mais rapidamente, usando o touchscreen ou trackpad do seu Chromebook.

Gmail (grátis)

Imagem do topo: Gizmodo