O que acontece quando você dá ao distrito financeiro de Shanghai um período de 26 anos e alguns bilhões de dólares em maquiagem? Esta milagrosa transformação, que atingiu 630 metros com a inauguração da Shanghai Tower no último sábado – o segundo maior prédio do mundo.

A primeira foto de Pudong, localizada a leste do rio Huangpu, foi tirada em 1987 e mostra algumas coisas que ainda se mantém na cidade – e, especialmente, o que mudou. Você pode ver no horizonte é uma terra que ainda tem algumas partes verdes.

original (2)

A segunda foto, tirada na semana passada e da mesma localização, conta uma história bem diferente. Os planos de desenvolver a “Nova Área de Pudong” em Shanghai como uma “Zona Especial Econômica” foram lançados em 1990, mas apenas um curto espaço de tempo foi necessário para o distrito financeiro se tornar uma área futurista com torres altas de aço.

original (1)

Esta área agora é o orgulhoso lar da Shanghai Tower, o segundo prédio mais alto do mundo, que foi completado no último sábado. Mas a China não vai parar por aí – eles querem atingir o primeiro lugar também com a Sky City, que planeja atingir 840 metros e superar o Burj Khalifa, em Dubai.

Mesmo que a China não atinja o objetivo de ter o prédio mais alto do mundo, as fotos mostram como Shanghai está se dando muito bem ao se transformar em uma das maiores cidades cosmopolitas do mundo. [The Telegraph]