O Snapchat é o app mais recente a lançar o recurso de câmera dupla, que permite captar imagens traseiras e frontais simultaneamente. A funcionalidade já está ativa em todo o mundo a partir desta segunda-feira (29).
Por enquanto, só está disponível para iPhone XS/XR e superiores. O recurso deve chegar para smartphones Android chegará nos próximos meses.
O Snap Inc., empresa que desenvolveu o app, anunciou que estava desenvolvendo a funcionalidade no começo do ano. A câmera dupla do Snapchat tem quatro layouts diferentes:
- vertical
- horizontal
- picture in picture (como nas conversas em vídeo, a foto da câmera frontal vira um ícone no canto inferior direito da imagem da câmera traseira)
- recorte (a câmera frontal fica “recortada” em cima de um fundo verde coberto com a imagem da câmera traseira)
O recurso vale para fotos e vídeos. Também será possível adicionar músicas, adesivos e filtros depois de capturar as imagens no modo câmera dupla. Os filtros podem ser incluídos durante a gravação. O Snapchat afirmou que vai ampliar o leque de filtros nos próximos meses.
Além da câmera dupla, o Snapchat anunciou que vai lançar outros recursos: a Green Screen (ou fundo verde), Camera Speed e Jump Cut (corte que produz um efeito de transição brusca entre os takes). O lançamento deve ocorrer nos próximos meses.
Inspiração no BeReal
A câmera dupla deve se popularizar como um recurso que registra acontecimentos e a reação dos usuários ao mesmo tempo. Um exemplo são as já conhecidas reações a eventos, situações bizarras e programas de TV, por exemplo.
O Snapchat não é o 1º app a aderir à câmera dupla. Em julho, o Instagram lançou o mesmo recurso para rivalizar com o BeReal, rede que está fazendo sucesso nos EUA.
A câmera dupla é a funcionalidade central da mais nova queridinha entre os jovens da Geração Z. Ali, os usuários recebem uma notificação em horários aleatórios do dia e têm apenas dois minutos para registrarem o que estão fazendo naquele momento – sem edição ou filtros.
O registro é feito com as câmeras frontal e traseira, simultaneamente. Depois que os dois minutos acabam, o usuário não consegue postar na rede.
Além da câmera dupla, o Snapchat criou em novembro de 2020 o Spotlight, para concorrer com o Instagram Reels e TikTok. Em outubro, o Snap recorreu a prêmios em dinheiro para alcançar mais público.
A última pesquisa TIC Kids Online, divulgada em 16 de agosto, mostrou que 12% das crianças e adolescentes (9 a 17 anos) brasileiros tem perfil no Snapchat. Em 1º lugar está o WhatsApp (80%) e, em seguida, o Instagram (62%). Mas o app mais usado é o TikTok: 34% disseram que preferem a plataforma chinesa.