_Curiosidades

A foto do raio no Cristo Redentor que impressionou Will Smith e Viola Davis

Fotógrafo amador Fernando Braga fez mais de 600 cliques até conseguir o registro. Apesar de pouco fotografado, fenômeno acontece algumas vezes por ano. Entenda

A foto do raio no Cristo Redentor que impressionou Will Smith e Viola Davis

Imagem: Fernando Braga (@fsbragaphotos)/Instagram/Reprodução

Uma foto de um brasileiro chamou a atenção de Will Smith e Viola Davis após viralizar nas redes. Na sexta-feira (10), o desenvolvedor e fotógrafo amador Fernando Braga registrou um raio caindo na cabeça do Cristo Redentor. 

Braga, que mora bem de frente para o monumento, na zona sul da capital fluminense, captou o momento exato em que um raio atinge a estrutura e é freado pelo para-raios instalado sobre o Cristo. 

A cabeça e o braço do monumento contam com diversos para-raios para absorver os impactos e evitar riscos — tanto para os visitantes quanto para a própria estrutura, que chega a 38 metros de altura. 

Nas imagens, é possível ver como a corrente elétrica corta os céus e o impacto que parece fazer ao atingir o concreto. Will Smith entendeu o registro como um “sinal”. 

“UAU! Um raio atingiu o Cristo (estátua do Cristo Redentor no Rio). OK… Entendi… Vou tomar jeito!”, escreveu no Instagram. Seu post já ultrapassou as 4,3 milhões de curtidas e milhares de comentários.

Viola Davis também ficou surpresa com o registro. “Wowsers!”, exclamou. O compartilhamento da premiadíssima atriz que subiu para o patamar “EGOT” no último domingo (5) já reúne mais de 470 mil likes. 

Apesar de serem amortecidos por para-raios, as descargas elétricas que atingiram o Cristo causaram danos à iluminação do monumento. Como destacou esta reportagem da CNN, equipamentos eletrônicos ao redor, mais precisamente na Capela de Nossa Senhora Aparecida também sofreram avarias.

Ainda que registros em imagens do momento exato sejam raros, é comum que raios atinjam o Cristo. Estima-se que pelo menos seis descargas elétricas atinjam a cabeça do monumento todos os anos — o que reforça a importância de um sistema potente de para-raios. O motivo é a altura: localizado no Corcovado, o Cristo vira alvo porque raios costumam buscar pontos mais próximos da atmosfera para atingir e “fechar circuito”.

Os bastidores da foto 

Braga contou que tenta captar o momento há pelo menos um ano. “Foram 600 fotos para conseguir capturar essa imagem”, disse, à CNN

Ele montou o equipamento logo nas primeiras trovoadas das chuvas que atingiram o Rio de Janeiro na sexta-feira (10). Depois, foi um jogo de paciência: manteve o enquadramento por três horas e captou mais de 600 fotos até conseguir o momento exato do raio. 

O registro derradeiro foi às 18h55. “Na hora que o raio apareceu eu nem estava ali, eu estava tomando banho”, lembra. “A máquina estava programada. Quando eu virei e olhei eu não acreditei! Caramba, caiu na cabeça do Cristo! Daí você treme e parece que o raio caiu em você”.

Para o registro, o desenvolvedor usou uma câmera Nikon D800 de longa exposição. Ele diminuiu a intensidade da luz para flagrar o percurso exato do raio. A câmera estava a 4 km de distância do Cristo, no apartamento dele, que fica no 17º andar. 

Menos de 24 horas depois, a foto do raio que atingiu o Cristo Redentor já havia viralizado na internet. O post de Braga reúne mais de 142 mil likes e centenas de comentários e compartilhamentos – incluindo das estrelas de Hollywood. 

Sair da versão mobile