Nikon está encerrando produção da tradicional câmera SLR, diz relatório

Cada vez mais acessíveis, smartphones "bons de foto" estão abocanhando o mercado das câmeras convencionais. Após a rival Canon anunciar mudança de foco, foi a vez da Nikon seguir o mesmo caminho
Imagem: Reprodução/Pixabay

A Nikon anunciou que vai tirar do mercado as câmeras SLR, lançadas em 1959 — e que foram, por décadas, o carro-chefe da marca. A informação foi divulgada nesta terça-feira (12) pelo jornal Nikkei Asia.

A Nikon F, primeira câmera SLR – na qual o foco é feito através da lente objetiva – ficou no mercado por 15 anos e se tornou a preferida de fotógrafos profissionais no mundo inteiro, principalmente dos fotojornalistas na década de 1960 e 1970.

A sigla SLR significa “single-lens reflex camera”, em inglês, ou câmera reflex monobjetiva, em português. A máquina usa um sistema de espelhos de movimento semi-automático, permitindo que o fotógrafo veja o que será capturado pelo filme (ou pelo sistema digital).

As câmeras cada vez mais potentes dos smartphones e a maneira que as pessoas se relacionam com a fotografia digital afetaram o mercado da câmera SLR. A marca japonesa agora irá se dedicar a desenvolver câmeras sem espelho. As câmeras mirroless (do inglês, sem espelho) são câmeras compactas que apresentam lentes intercambiáveis, e tem feito mais sucesso na fotografia profissional.

A também japonesa Canon, que lidera o mercado de SLRs e é a principal concorrente da Nikon, já havia anunciado no ano passado que o modelo EOS-1D X Mark III seria sua última SLR no mercado.

 

 

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas