A história da maior abóbora do mundo, com 1.226 kg e mais pesada que um carro
O agricultor italiano adicionou ao currículo um feito notável: cultivou a maior abóbora do mundo, com incríveis 1.226 quilos. O legume pesa mais que um carro e quase o mesmo que 18 homens adultos juntos.
A produção incomum levou Cutrupi para o topo dos recordes mundiais do Guiness Book em abóboras gigantes, em outubro de 2021. Ele cultiva abóboras grandes desde 2008 na comuna de Radda in Chianti, na Toscana, ao norte da Itália.
A abóbora recordista foi uma das inscritas no 10º Campeonato Della Zuccone – basicamente uma disputa para ver quem tinha o maior legume – em setembro passado. É um evento importante: quem avalia a competição são juízes do Great Pumpkin Commonwealth (a União Global dos Produtores de Abóboras Gigantes).
As sementes da espécie germinaram em março do ano passado. Em julho, Cutrupi começou a ver indícios de que aquela seria a próxima recordista mundial. Mas ainda havia incertezas: no mundo da competição de legumes gigantes, nada é garantido. O risco é alto depois da colheita e especialmente durante o transporte para a pesagem.
Mas deu certo: Cutrupi foi levantado pelos amigos quando viram o peso da abóbora na tela do concurso: 1.226 quilos. “Gritei até perder a voz”, lembrou emocionado em entrevista ao Guiness Book.
https://www.instagram.com/reel/CVnD_4oogLL/
Duas abóboras de Cutrupi também subiram ao pódio naquele concurso: o produtor conquistou o 2º e 3º lugares, com legumes de 979 kg e 794,51 kg, respectivamente.
Como se produz uma abóbora gigante
O recorde chama a atenção porque foi alcançado em 2021, quando a Itália enfrentou temperaturas de até 48,8ºC. “Em maio o Sol começou a queimar as plantas. De junho a agosto, tivemos temperaturas regulares, entre 33ºC e 40ºC)”, afirmou.
Segundo o agricultor, o controle do clima é essencial desde a germinação até a colheita. “Para permitir que as plantas cresçam da melhor forma, é uma questão de aquecimento, resfriamento, sombra, água e nutrientes”, contou Cutrupi.
Mas, além disso, não há grandes segredos para cultivar a maior abóbora do mundo. “Como em qualquer outra área, trata-se de perseguir o objetivo com método e perseverança”, pontuou. Ele continua produzindo abóboras gigantes. Agora, para superar o próprio recorde.