A PlayStation tem um plano para tentar competir com o Game Pass, do Xbox: criar um novo sistema de assinaturas.
O nome do novo serviço já era conhecido — Spartacus. Mas, nesta sexta-feira (25), uma reportagem da Bloomberg divulgou que o projeto pode ser anunciado já semana que vem.
Os rumores de que a Sony planeja reformular os serviços de assinatura já existentes — o PLayStation Plus e o PlayStation Now — existem desde o ano passado. Os sistemas de hospedagem de games em nuvem, daqui em diante, devem ser unidos sob um só nome.
O novo Spartacus deve estrear junto com “uma série de jogos de sucesso do ano passado”. A lógica de “planos” divididos por categorias deve seguir uma forma semelhante: o plano mais básico dará acesso aos benefícios do PlayStation Plus — jogar online e acesso a novos jogos gratuitos todo mês.
Assinar o plano intermediário vai liberar acesso a uma biblioteca de games, semelhante à do Game Pass. Já o terceiro plano, o mais caro de todos, vai incluir à biblioteca do usuário também jogos de consoles antigos, como PS1, PS2, PS3 e PSP — além de permitir que o assinante jogue demos e também faça streaming de suas partidas.
Como destaca o IGN, a PlayStation, apesar de contar com um legado extenso de jogos clássicos, não possui compatibilidade com consoles mais velhos que o PS4. Da mesma maneira, os serviços atuais de assinatura vêm pecando em disponibilizar games aos assinantes tão logo eles estreiam.
A expectativa é que o novo serviço continue não focando em lançamentos — pelo menos, não os mais famosos –, mas aposte exatamente em entregar jogos clássicos na nuvem para quem assina. Se a estratégia vai dar certo, diminuindo a distância para o Game Pass, precisamos aguardar para saber.