Um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) foi comemorado na quinta-feira (25). Enquanto americanos em todo o mundo celebravam a data, quatro deles aproveitaram o dia de uma maneira um pouco diferente.

Mark Vande Hei, Kayla Barron, Raja Chari e Thomas Marshburn, são astronautas da NASA e estão dentro da Estação Espacial Internacional (ISS) com mais três colegas de outros países. Mas isso não fez com que passassem a data em branco.

Na segunda-feira (22), a NASA compartilhou um vídeo no qual os astronautas compartilharam seus pensamentos sobre o que o dia de Ação de Graças significa para eles, e como seria passá-lo à bordo do posto avançado em órbita.

Além de falarem sobre suas crenças e a saudade de suas famílias, eles também mencionaram detalhes sobre sua comemoração — mais especificamente, sobre o cardápio. Neste ano, o menu não perdeu em nada para um almoço de Thanksgiving terrestre: sopa de caranguejo, peru assado, purê de batata, batata-doce e torta de cereja.

No vídeo, o astronauta Barron disse que todos desfrutariam de uma “grande” refeição com o astronauta francês Matthias Maurer e os cosmonautas russos Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov. “Felizmente, não leva muito tempo para cozinhar alimentos no espaço porque a maioria deles é apenas reaquecido”, explicou.

Na ocasião, Chari revelou que ele e seus colegas ainda precisariam acrescentar algo a mais na ceia de ação de graças: exercícios. Eles são obrigados a pratica diariamente cerca de 2 horas de atividades para se manterem saudáveis ​​durante os meses sob os efeitos da microgravidade.

Mas, para tornar as coisas divertidas, tradicionalmente as equipes da Estação Espacial Internacional (ISS) chamam seu tempo de esteira no dia de Ação de Graças de “trote do peru”.

Assine a newsletter do Gizmodo

O grupo de astronautas não é o primeiro a passar o Dia de Ação de Graças no espaço. O primeiro feriado do tipo celebrado fora da terra aconteceu a bordo da Skylab 3 em 1973, e envolveu os astronautas da NASA Gerald Carr, William Pogue e Edward Gibson.

Doze anos depois, aconteceu a segunda comemoração, a bordo do ônibus espacial Atlantis em 1985; Desde então, com a construção da ISS no início dos anos 2000, o feriado têm sido celebrado do espaço todos os anos.