Uma das novidades mais empolgantes do Windows 10 Mobile é seu “modo PC” para smartphones: conecte-o a um monitor ou TV e ele exibe uma interface bem semelhante à de um desktop, com menu Iniciar e suporte a mouse e teclado.

Durante a feira IFA deste ano, a Acer anunciou o Jade Primo, que pode ser o primeiro smartphone do mundo com modo Continuum.

acer jade primo 1

O aparelho não roda programas tradicionais de PC, então não espere usar Photoshop ou algo do tipo com ele. O “modo PC” significa que apps universais – que rodam no Windows 10 em PCs e smartphones – se expandem na tela maior do monitor ou TV.

Este vídeo do WMPoweruser mostra como isso funciona:

O Continuum também tem alguns truques na manga. Por exemplo, é possível usar comandos de teclado (como Ctrl+C e Ctrl+V), ou usar a tela do smartphone para uma tarefa (copiar texto) e a tela grande para outra coisa (colar o texto no Word).

A Microsoft avisou há alguns meses que esse recurso exige componentes novos, que a Acer incluiu no Jade Primo. Além disso, o smartphone virá com um dock – que pode ser conectado a uma tela via HDMI – bem como um mouse e teclado sem fio.

acer jade primo 4

Quanto às especificações, temos aqui um processador Snapdragon 808 de seis núcleos, tela AMOLED de 5,5 polegadas e resolução Full-HD, mais câmera de 21 megapixels com flash LED duplo e câmera frontal de 8MP.

Por enquanto, não há detalhes sobre o preço e disponibilidade – que devem ser revelados quando o Windows 10 Mobile for lançado oficialmente.

Rumores dizem que o Lumia 950 e 950 XL (codinomes Talkman e Cityman) também serão compatíveis com o modo Continuum; eles devem ser anunciados em outubro.

[WMPowerUser e PCWorld]

Imagens: WMPowerUser/YouTube