Acompanhe ao vivo o super tufão que deve atingir o Japão

Tufão deve atingir a região de Okinawa, no Japão, neste sábado (3). Autoridades enviaram alertas para que a população busque abrigo
Acompanhe ao vivo o super tufão que deve atingir o Japão
Acompanhe ao vivo o super tufão que deve atingir o Japão

O super tufão Hinnamnor está sendo considerado por meteorologistas como o mais intenso de 2022. Suas rajadas de vento devem chegar a 257 km/h, equiparando-se a um furacão de categoria cinco, como o Katrina. 

O fenômeno está deslocando-se pelo Oceano Pacífico rumo ao Japão. Sua velocidade deve diminuir entre esta quinta (1) e sexta-feira (2), ganhando força novamente ao final desta semana. 

No sábado, o tufão passará entre a China e Japão, apresentando riscos para o último país. As autoridades enviaram alertas para que a população de Okinawa busque abrigo à medida que a tempestade se aproxima. 

As temperaturas quentes da superfície do mar por onde Hinnamnor passará oferecem condições para provocar uma maré de tempestade considerada atípica. Além disso, autoridades meteorológicas no Japão disseram que os ventos intensos podem levar a queda de prédios. 

Como acompanhar o tufão

Após passar pelas ilhas japonesas, o tufão deve continuar sua trajetória em direção à península coreana, podendo contornar Taiwan e a costa da China continental. Algumas ferramentas podem ajudar a população a acompanhar o fenômeno climático e sua gravidade. 

O Google Earth, por exemplo, utiliza dados do Centro Nacional de Furacões dos EUA e da Agência Meteorológica do Japão. A visualização mostra a trajetória passada, atual e projetada para as tempestades tropicais ativas, sendo atualizada a cada 30 minutos. 

No mapa, é possível ver a gravidade da tempestade a partir da escala de furacões de Saffir-Simpson (1 a 5), além da posição atualizada do tufão (circulada em laranja) e as áreas de risco (demarcadas em azul). 

A extensão Zoom Earth para computador também mostra a trajetória do super tufão Hinnamnor pela Ásia e sua intensidade. O programa faz o acompanhamento em tempo real, trazendo avisos das autoridades e previsões para as próximas horas.

A equipe, que utiliza dados da Agência Meteorológica do Japão, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, do Instituto Cooperativo de Pesquisa na Atmosfera, entre outras, também faz a cobertura do evento ao vivo pelo Twitter

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas