Acompanhe o calor na Terra neste mapa atualizado em tempo real
O ano de 2023 vai entrar para a história da ciência climática. Vários países, incluindo o Brasil, estão enfrentando ondas de calor históricas devido ao fenômeno El Niño. Para acompanhar as altas das temperaturas e seus efeitos, diferentes plataformas, incluindo o Google, disponibilizam mapas globais de análise do clima.
A Universidade de Maine, nos Estados Unidos, acompanha diariamente a temperatura global desde 1979, e reúne os dados que coleta no site Climate Reanalyzer.
Como destacou o Estadão, as estimativas consideram uma combinação de medições de temperatura reais, com estações terrestres, satélites, entre outros. A Universidade de Maine se baseia nos dados de modelos públicos da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos), que tem seus próprios relatórios de temperatura mensais e anuais.
Mapas do Google
O Google usa tecnologias como o Google Earth, Earth Engine e o Environmental Insights Explorer para produzir mapas climáticos mundiais. O Google Maps Platform usa ainda inteligência artificial, aprendizado de máquina, imagens aéreas e dados ambientais.
O recurso de qualidade do ar do Maps fornece informações confiáveis sobre qualidade do ar para ajudar as pessoas a decidir quais lugares que vão visitar e quais atividades fazer com base no tempo — principalmente devido às queimadas ao redor do mundo oferecendo ameaças à saúde humana. A API também mostra mapas de calor e poluição para mais de 100 países em todo o mundo – mas não inclui o Brasil.
Outras opções para ver o calor na Terra
É possível ter um panorama em tempo real das médias de temperatura na Terra nos sites abaixo: