Tecnologia

Aftershoot: aplicativo de edição de imagens com IA é lançado no Brasil

Até o final dessa semana de Black Friday, novos assinantes ganham 20% de desconto

O Aftershoot, ferramenta de tratamento e edição de imagens, está chegando oficialmente no Brasil a partir desta semana. O software tem como principal objetivo agilizar o fluxo de trabalho de fotógrafos profissionais com recursos alimentados por inteligência artificial.

A dupla Harshit Dwivedi, engenheiro de software, e Justin Benson, fotógrafo, lançou a plataforma em 2020. Os sócios utilizaram as experiências adquiridas em suas respectivas áreas para conceber o aplicativo que atende às principais necessidades de profissionais da área da fotografia.

É importante destacar que, até o final dessa semana de Black Friday, novos assinantes ganham 20% de desconto.

Segundo estimativas internas, o Aftershoot, juntamente com suas funcionalidades, é capaz de fazer fotógrafos economizarem até 120 horas por ano.

Além de oferecer recursos para ajustes finos e edições mais complexas de fotos, o aplicativo também auxilia no gerenciamento de grandes volumes de arquivos e auxilia na organização do fluxo de trabalho de pós-produção — que pode ser uma das etapas mais desgastantes para fotógrafos.

“Eficiência da IA com o controle criativo”

O software tem alguns módulos principais para auxiliar na realização de atividades corriqueiras da vida do fotógrafo. O primeiro deles o AI Culling que utiliza inteligência artificial para identificar as melhores imagens baseando-se em aspectos como foco, composição, entre outros indicadores técnicos. Aliás, após agrupar as imagens, ele gera uma classificação de 1 a 5 estrelas, o que ajuda os profissionais a pouparem bastante tempo durante o processo de seleção das fotos.

O segundo módulo é o AI Editing que, na prática, usa IA para “aprender” o estilo de edição do fotógrafo para replicá-la em um grande volume de arquivos. O recurso é útil para preservar a consistência das sessões. Além disso, o usuário pode criar um perfil personalizado e treinar o modelo para replicar padrões de edição.

A ferramenta também disponibiliza uma série de estilos de edição criados por fotógrafos renomados. Ou seja, podem servir de inspiração para o desenvolvimento de um estilo próprio. Segundo os responsáveis pelo Aftershoot, o recurso combina “eficiência da IA com o controle criativo”.

O Retouching AI, por sua vez, ainda não foi lançado e, de acordo com informações da empresa, deve ser disponibilizado somente em 2025. Assim, quando for liberada, a ferramenta utilizará inteligência artificial para auxiliar na capacitação de usuários para lidar com as tarefas mais monótonas da etapa de pós-produção.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas