AI Overview, do Google, já está disponível em mais de 100 países
Durante o Google I/O, conferência realizada em maio, a big tech anunciou planos para disponibilizar globalmente o AI Overview. É o assistente de inteligência artificial para seu mecanismo de busca. Na prática, a ferramenta exibe um resumo sobre o tópico da pesquisa no topo da página de pesquisa com base nas fontes mais relevantes.
O recurso é mais um dos esforços da gigante das buscas para adicionar IA aos seus principais produtos e melhorar a experiência geral dos usuários.
AI Overview está disponível em mais de 100 países
Nesta semana, o Google anunciou que a ferramenta está sendo disponibilizada em mais regiões e agora está presente em mais de 100 países, incluindo o Brasil. Além disso, o AI Overview atingirá um número superior a um bilhão de usuários mensais. Atualmente a ferramenta está disponível em inglês, hindi, indonésio, japonês, português e espanhol.
Quando a ferramenta foi lançada, existiu um temor. O de que pudesse diminuir o acesso a sites de conteúdo jornalístico que tiveram seu conteúdo resumido no topo da página de resultados. O Google, no entanto, passou a exibir as fontes no canto direito dos resultados e, mais recentemente, hiperlinks para os usuários que desejam informações mais aprofundadas sobre determinados assuntos.
A ferramenta chegou ao Brasil oficialmente no mês de agosto em uma forma muito mais estável que as iniciais disponibilizadas em língua inglesa. Após a liberação da ferramenta para as primeiras regiões, muitos usuários notaram algumas respostas e recomendações que poderiam colocar a saúde de pessoas em risco.
CEO da OpenAI diz que notícia sobre novo modelo Orion é “fake news”
Apple testa aplicativo para monitoramento de glicose no sangue
Alguns dos casos mais famosos são os em que o AI Overview sugeriu a alguns usuários que comessem pedras e adicionassem cola entre os ingredientes de uma pizza. Isso aconteceu porque a plataforma estava considerando conteúdos de portais satíricos como material jornalístico, o que gerou alguns resultados nocivos.
Após as polêmicas, a empresa concentrou-se em realizar alguns ajustes na ferramenta, que aparentemente parou com as recomendações insalubres, mas ainda não está completamente imune a erros.