Albânia promete construir arranha-céu com torres tortas
Em Tirana, a capital da Albânia, arquitetos planejam construir um novo e curioso arranha-céu duplo com torres curvadas. Projetado pelo escritório de arquitetura português OODA, o Bond Tower será um edifício residencial e também um hotel de 50 andares com duas estruturas de efeito distorcido.
Os moradores e hóspedes ficarão em diferentes lados da torre, com os espaços de escritório e varejo unidos em vários andares. A equipe projetou a forma do edifício usando diversas referências visuais como o plié de uma bailarina e o gesto da pintura “O Beijo ” (1908), de Gustav Klimt.
Será possível ver as montanhas que cercam a cidade no espaço entre os edifícios, de acordo com Diogo Brito, sócio da OODA. Além disso, a silhueta da Bond Tower muda conforme a direção de onde se vê. “Nós encontramos essa ideia de ter essa dança entre esses dois volumes… como um encontro gentil na esquina”, disse ele à CNN.
A integração com a paisagem natural está relacionada com a sustentabilidade, que inclui um revestimento de pedra que absorve carbono. Além disso, o formato também oferece robustez estrutural em uma área propensa a terremotos.
Novos arranha-céus na Albânia
A previsão para o início da construção do projeto é para até o final deste ano, com a conclusão até o final de 2028.
Atualmente, a OODA tem mais três projetos em andamento na cidade, incluindo uma nova sede de estação de televisão inspirada em uma pilha de rolos de filme. Este mês, a OODA também vai começar a construir uma torre residencial cheia de vegetação, a Hora Vertikale, projetada como uma “vila vertical”.
No início deste mês, o National Territorial Council da Albânia também aprovou uma nova torre que deve se tornar o edifício mais alto da cidade. Outros arranha-céus também estão em construção na capital, incluindo dois de 58 andares.
Conheça alguns dos prédios mais altos do mundo no Giz Brasil.