_Cultura

Além de “Oppenheimer”: Christopher Nolan também fez curtas-metragens; confira

Uma curiosidade que muitos não sabem: o diretor Christopher Nolan, de "Oppenheimer", também fez alguns curtas-metragens; confira a lista

christopher nolan oppenheimer

Imagem: Wikimedia Commons/Universal

Christopher Nolan é conhecido por suas longas produções. “Oppenheimer”, por exemplo, com cerca de 3 horas de duração, chegou aos cinemas IMAX com um rolo de filme de quase 300 kg e 18 km de comprimento (veja aqui). O filme estreou no Brasil nesta quinta-feira (20), mas o Giz Brasil conferiu em primeira mão e conta tudo para você nesta crítica.

Mas o que você talvez não saiba sobre o diretor é que ele também fez alguns curtas-metragens. As experiências começaram durante seu tempo de faculdade, entre as décadas de 1980 e 1990, no University College London (UCL), em Londres, Inglaterra, onde estudou Literatura Inglesa. No entanto, o mais recente dos curtas de Nolan é de 2015.

Depois de conhecer todos os longas de ficção do cineasta, confira seus curtas nesta lista:

Bomba voadora (Doodlebug)

Bomba atômica? Que nada! Muito antes de “Oppenheimer”, em 1997, Christopher Nolan criou um de seus principais curtas, “Doodlebug”. O suspense de três minutos estrela Jeremy Theobald, de seu longa-metragem “Following” (1998), como um homem que tem uma crise de identidade enquanto tenta matar um inseto rastejante em seu apartamento.

Tarantella

Em “Tarantella” (1989), de quatro minutos, um homem acorda de seu sono inquieto. Mais tarde, ele descobre que alguém misterioso com presença ameaçadora o espera.

Em abril de 2021, uma cópia de Tarantella foi brevemente carregada no YouTube, antes de ser removida em resposta a uma reivindicação de direitos autorais da produtora de Nolan, segundo o site Data Thistle. Entretanto, agora, o filme já está de volta ao YouTube. Aproveite:

https://www.youtube.com/watch?v=qaUxPiRMYig

Quay

Mais recentemente, em 2015, Nolan dirigiu um curta de nove minutos sobre a dupla de animadores de stop motion norte-americanos Stephen e Timothy Quay. O filme mostra o funcionamento do estúdio dos Irmãos Quay e é parte de uma mostra com curadoria do cineasta para exibição em Nova York. Apesar de não estar disponível no Brasil, você pode assistir ao trailer da mostra no YouTube:

Larceny

De 1996, “Larceny” (furto, em tradução livre), foi exibido no Cambridge Film Festival naquele ano, com Jeremy Theobald, de “Doodlebug”, novamente no elenco. A trama acompanha um homem que gosta de roubar carteiras e passa a ser perseguido pela floresta pelas pessoas que ele está tentando roubar. O filme não está disponível na internet.

Curta-metragem “Larceny”, de Christopher Nolan. Imagem: Reprodução/The Lost Wiki

Sair da versão mobile