_Tecnologia

Alemão cria cerveja em pó igual à bebida original, mas sem álcool

Com menor impacto ambiental e mais barata, cerveja em pó levou dois anos para ficar pronta, e deve entrar no mercado até outubro

Alemão cria cerveja em pó igual à bebida original, mas sem álcool

Imagem: Neuzelle Pulver/Divulgação

O inventor alemão Stefan Fritsche acaba de criar um novo tipo de cerveja em pó. A bebida tem a mesma tonalidade dourada e o gosto de cerveja convencional – exceto pelo fato de que não faz bolhas nem leva álcool. 

Na prática, é quase como um “suco de saquinho” – só que de cerveja. “Todo mundo pode ter sua própria cervejaria em casa”, disse o homem de 56 anos à AFP. A invenção saiu de seu laboratório doméstico na cidade alemã de Neuzelle, próxima à fronteira com a Polônia. 

Fritsche concluiu o projeto em janeiro depois de dois anos de testes. Agora, ele já planeja começar a exportação. O público-alvo vão ser os mercados de países da África e da Ásia, uma vez que o pó é mais fácil e barato de transportar que as garrafas de cerveja. 

O formato em pó torna a bebida 90% mais barata que a cerveja tradicional na exportação. Além disso, economizaria tempo, visto que a produção em laboratório é mais rápida que uma cerveja comum, que leva, em média, dois meses para ficar pronta.

Mas o importante é que a embalagem e o transporte representam 70% do impacto ambiental de um litro da bebida. “Queremos ser a primeira cervejaria sustentável do mundo”, disse Fritsche. Veja como funciona a cerveja em pó: 

Cerveja em pó é igual cerveja? 

Fritsche não revelou sua receita, mas disse que a invenção é necessária “em um mundo que precisa de soluções sustentáveis”. Isso significa que não está claro se o produto pode ser vendido como cerveja – especialmente na Alemanha

O país europeu tem uma lei de 500 anos que trata da pureza da cerveja. Isso significa que a bebida não pode ter outro ingrediente além do malte, lúpulo, cevada e água. Por isso, não se sabe se a moda vai pegar por lá. 

“Sabemos que os bebedores de pilsen e os entusiastas da cerveja artesanal, especialmente na Alemanha, inicialmente ficarão céticos em relação ao nosso produto”, admite a cervejaria em seu site.

Mas se o objetivo for enviar para fora, pode dar certo. O inventor disse que já está desenvolvendo uma versão alcoólica da “cerveja em pó” e pretende adicionar bolhas para torná-la ainda mais parecida com a original. Ao mesmo tempo, ele trabalha com investidores para lançar o pó comercialmente. A expectativa é começar as vendas até outubro. 

Sair da versão mobile