“Alexa, leve-me para a Lua!” – NASA ativa IA a bordo da Artemis 1

Tecnologia quer facilitar a vida de astronautas em futuras missões pelo espaço. Veja vídeo com a Alexa em ação
“Alexa, leve-me para a Lua!” – NASA ativa IA a bordo da Artemis 1
Imagem: Lockheed Martin/Divulgação

A NASA ativou na última quinta-feira (17) a assistente inteligente Alexa a bordo da espaçonave Orion – que atualmente viaja em direção à Lua durante a missão Artemis 1. O projeto visa testar a tecnologia para que futuros astronautas possam usar em missões espaciais.

A demonstração tecnológica faz parte do projeto Callisto, desenvolvido a partir de um acordo entre as empresas Lockheed Martin, Amazon e Cisco.

A Alexa foi instalada no console central do painel da Orion, e inclui um tablet que testará o software de videoconferência Webex, da Cisco, para transmitir vídeo e áudio para o controle da missão.

Durante a viagem, os controladores da NASA pretendem transmitir uma série de comandos por voz, bem como fazer perguntas específicas como, por exemplo, “Alexa, qual é a temperatura na cabine?”, “Alexa, a que distância a nave está da Terra?” ou “Alexa, quão rápido estamos indo?”.

Câmeras instaladas dentro da Orion gravarão toda a interação. Segundo a agência, algumas sessões de teste serão feitas ao vivo e compartilhadas ao público.

Por enquanto, ainda não há muitos detalhes sobre o funcionamento da assistente inteligente a bordo da Artemis 1, mas o site americano The Verge teve acesso a uma réplica exata do hardware instalado na Orion. No vídeo abaixo, é possível ver que a Alexa pode responder perguntas complexas, fazer piadas ou mesmo tocar música.

@verge

Alexa will be joining NASA’s Artemis I mission as part of Callisto, a technology embedded into the Orion spacecraft…. so we had a few questions to ask. #Space #NASA #Artemis1 #Alexa

♬ original sound – The Verge

Vale destacar que a versão espacial da Alexa é bem diferente da que temos aqui na Terra. Em primeiro lugar, não há internet ou servidores no espaço para a assistente funcionar. Para resolver o problema, foi preciso criar uma Alexa totalmente autossuficiente, que leva consigo todo um banco de dados próprio.

Além disso, o hardware foi fortalecido para protegê-lo do ambiente de radiação na jornada espacial da Orion ao redor da Lua.

De acordo com Aaron Rubenson, vice-presidente da Amazon Alexa, a assistente inteligente foi inspirada no computador da Enterprise – como visto na série Star Trek. “É emocionante e gratificante ver nossa visão de inteligência ambiental ganhar vida a bordo da Orion… esperamos que o papel de Alexa na missão ajude a inspirar futuros cientistas, astronautas e engenheiros que definirão esta próxima era da exploração espacial”.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas