A famosa assistente virtual da Amazon agora pode ligar seu aspirador de pó robô ou desligar suas luzes inteligentes por conta própria. Sim, você leu corretamente. Em setembro do ano passado, a empresa já havia anunciado que em breve lançaria uma atualização para permitir que a Alexa aja de acordo com hábitos e solicitações dos seus dispositivos conectados na casa de seu usuário, permitindo que tarefas fossem realizadas de forma proativa, como desligar as luzes de forma automática quando o cômodo não estiver em uso.

O recurso, chamado de Hunches (palpites, em tradução livre), é habilitado por padrão, mas a Alexa explicará como desabilitar a função depois de dar seu primeiro pitaco. Para acessar suas preferências, abra o aplicativo Alexa e selecione a opção “Mais” no menu na parte inferior da tela. Selecione as “Configurações”, role para baixo e clique em “Hunches”.

Esta novidade foi muito interessante para mim, pois tenho uma cafeteira que utiliza este tipo de ferramenta. Mas confesso que isso tem o potencial de dar muito errado, especialmente se a Alexa ficar descontrolada e começar a preparar meu café da manhã no meio da noite. Imagina o gasto! E o desperdício!

Contudo, de acordo com as próprias informações divulgadas até o momento, o recurso é limitado a travas inteligentes, luzes, plugues e termostatos. Mas, caso tenha outro dispositivo conectado, o porta-voz disse que os usuários “podem começar a receber palpites da tecnologia com base em como você normalmente usa seus aparelhos conectados”.

Por enquanto, ao que parece, meu cafezinho está seguro. Então, já peço ajuda antecipadamente caso esta inteligência se atreva a gastar lentamente o que resta da minha sanidade.