Não é sempre que você pode ouvir o século XIX, mas graças a escaneamento 3D e cilindros fonográficos velhos, isso é possível. E agora, pela primeira vez, nós sabemos como era a voz de Alexander Graham Bell, inventor do importantíssimo telefone, quando fez aquela ligação histórica.

As gravações de som do século XIX sobreviveram ao tempo, mas o problema é achar uma forma de reproduzi-las. Muitos cilindros fonográficos antigos são delicados para serem usados. No caso de Bell, as gravações estão inteiras, mas muitas delas foram feitas em algumas de suas tentativas de criar métodos de reprodução que ficaram perdidos no tempo.



Apenas agora, usando escaneamento 3D e o bom e velho trabalho de detetives, pesquisadores conseguiram descobrir como fazer para ler as gravações de Bell. E por sorte uma disco de 1885 contém a sua voz. Infelizmente não é nada como a primeira chamada telefônica da história, mas apenas uma simples introdução. “Ouça a minha voz – Alexander Graham Bell.” Mas considerando que foi a mais de um século no passado, ovuir qualquer coisa é bastante impressionante. [Smithsonianvia The Atlantic]